15.5 C
Timbó
quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Escoteiros e a Hora do Planeta 2019

Data:

Escoteiros e a Hora do Planeta 2019

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTO/DIVULGAÇÃO

TIMBÓ – “Um movimento mundial que tem como foco sensibilizar as pessoas para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida da humanidade”. Com essa frase a diretora presidente do Grupo Escoteiro Purpurata 168/SC, Paula Leitão fala sobre a parceria entre os grupos escoteiros de Timbó e o Poder Público Municipal, por meio da Fundação Cultural, que oportunizará ao município estar participando do evento a Hora do Planeta 2019, realizado pela organização mundial WWF.

Paula observa que a Hora do Planeta tem por objetivo envolver as pessoas em momentos de reflexão quanto à consciência ambiental e os cuidados com nosso planeta. “Diante disso, na noite de sábado, dia 30 de março, das 20h30min às 21h30min, no Parque Central, será realizado o apagar de todas as luzes do local pelo período determinado e a realização de uma cerimônia escoteira para o público”, explica a diretora presente ao informar que o evento será aberto à comunidade.

De acordo com as informações, durante os 60 minutos de reunião será acesa uma fogueira, um dos principais simbolismos escoteiro, e nos momentos de integração com as pessoas presentes haverá roda de conversa, canções, brincadeiras, trazendo como pano de fundo a consciência ambiental.

O que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta é um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas. Ela é conhecida por aquele momento em que pessoas, cidades e empresas são convidadas a demonstrar sua preocupação com a questão ambiental (e como isso está relacionado com nossas vidas) por meio de um ato simples: apagar as luzes por uma hora, em um dia específico. Porém, é muito mais! Os 60 minutos de celebração são um lembrete pontual de que nossos hábitos têm interferência direta na natureza. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta.

O movimento nasceu em 2007, na cidade de Sydney, na Austrália, e desde então vem ganhando o mundo, com cada vez mais adeptos. Em 2018, a Hora do Planeta teve a participação de cidades e municípios em 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. O Brasil tem uma grande participação nessa história, envolvendo mais de cem cidades e 1500 monumentos! Em 2019, o auge da Hora do Planeta será no dia 30 de março, das 20h30min às 21h30min. E, você, como vai participar?

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.