20 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Páscoa: manter viva a tradição

Data:

Páscoa: manter viva a tradição

Clarice Graupe Daronco

Foto: PMT

Neste ano, a Páscoa será celebrada no dia 4 de abril e apesar de ainda vivermos em meio à pandemia da Covid-19 algumas ações, visando manter viva a tradição, estão sendo desenvolvidas. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, a Prefeitura de Timbó, através da Fundação, iniciou nesta semana a colocação da decoração de Páscoa, que contará com poucos elementos devido aos protocolos de segurança da pandemia da Covid-19. “Apesar da decoração contar com poucos elementos, ela está carregada de vários sentimentos, com o propósito de passar alegria e afetividade, preparando nossa cidade para comemorar este evento”.

- Publicidade -

Ferreira observa que várias ações que aconteciam, como as apresentações culturais, a decoração do Parque Central com a presença do coelho, o Festival de Cucas, a Caça aos Ovos, oficinas de pintura de casquinhas, passeio de trem e tendas de artesanato, não acontecerão devido à pandemia e à necessidade do distanciamento social.

De acordo com o diretor-presidente a Fundação, através de seus colaboradores, preparou uma decoração lúdica, colorida e festiva composta de guirlandas lindamente decoradas com coelhos, flores de girassóis e cenouras para preparar a cidade para o momento da Páscoa, uma decoração tradicional se integrando com a nossa cidade. “A decoração deste ano foi intensificada na Avenida Getúlio Vargas, que recebeu um dos mais importantes símbolos da Páscoa na Alemanha, uma tradição e herança cultural ainda mantida viva pelos descendentes dos nossos imigrantes há gerações, estamos falando da Osterbaum ou Árvore de Páscoa”.

De acordo com informações da diretora de Eventos da Fundação, Inês Klaumann, a ideia inicial da Osterbaum surgiu em 2020 com uma solicitação a toda a Rede de Ensino para que cada aluno trouxesse uma casquinha de ovo pintada ou que se desenvolvesse essa atividade na escola para que cada escola tivesse a sua árvore na Avenida. “Foi quando todas as ações foram canceladas em virtude da pandemia. As casquinhas foram guardadas e como vieram bastante artificiais decidiu-se juntar todas e assim, neste ano, decorar a Prefeitura e a Biblioteca. Em razão da pandemia da Covid-19 que segue atingindo o município, estado e país, não foi possível retomar a ação de recolher as casquinhas nas escolas. No entanto para o ano que vem se espera uma participação maciça da Rede de Ensino para que realmente se consiga realizar o objetivo inicial da ação que é de ter todas as escolas e upes com sua árvore decorada na Avenida”.

Ferreira informa que, neste ano, foram decoradas 30 árvores ao longo da avenida, que recebeu em torno de dois mil ovos.

» Caça aos ovos «

Ferreira afirma que estamos vivendo um momento de se reinventar, por isso a tão esperada “Caça aos Ovos”, que chegou a atingir a participação de quase duas mil crianças na última edição do evento de Páscoa em 2019 neste ano não será realizada. “Mas surge neste ano o projeto “Caça aos Livros”, a Doce Páscoa do Conhecimento, numa ação inédita da “Biblioteca Pública Municipal Professor Péricles Prade” e com apoio da Viacredi e Chocolates Ferana”.

O profissional explica que a ação tem o objetivo de trocar livros por ovos de chocolate, movimentando livros que estão sem leitura nas residências, promovendo o incremento do acervo da Biblioteca, bem como a troca de livros em ações futuras como a Feira do Livro. “A ideia principal dessa ação é a valorização e o papel da Biblioteca de se fazer presente na comunidade, como uma opção interessante de lazer e cultura em tempos onde se preserva o distanciamento social, abrangendo um público de todas as idades”.

Ferreira ressalta ainda que: “os livros, para a troca, novos ou usados deverão estar em bom estado de conservação e passarão por uma avaliação da Bibliotecária da Fundação Cultural. O Projeto que iniciou no dia 1º e encerra no dia 31 de março, tem como meta distribuir 400 ovos de chocolate, e seguirá algumas regras com a realização também de um sorteio online, todas as informações estão sendo divulgadas nas mídias sociais da Prefeitura de Timbó e da Fundação de Cultura e Turismo”.

De acordo com o profissional a ação está sendo um sucesso pois já foram entregues mais de 50 ovos em apenas dois dias. “Importante destacar que todos os protocolos de segurança serão seguidos, por isso será atendida uma pessoa por vez, sendo que o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento são essenciais. Todos os livros doados irão passar por um período de quarentena, higienização e catalogação antes que sejam disponibilizados para empréstimo”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui