Timbó e suas maravilhas
Por causa de suas belezas naturais, de seus vários pontos turísticos e do jeito acolhedor de seus …
Clarice Graupe Daronco/JMV

“Lugares encantadores para você se apaixonar”. Assim podem ser positivos os principais pontos turísticos do município de Timbó e que servem como alternativas para as famílias visitarem durante as férias de verão. O município de Timbó tradicionalmente conhecido como a Pérola do Vale, apresenta aos seus visitantes e turistas suas riquezas, belezas, cercada por pontos magníficos da natureza.
Timbó é um município caracterizado pela sua cultura ítalo-germânica, localizado a 15 milhas (km) de Pomerode e a 180 km da capital, Florianópolis. Por causa de suas belezas naturais, de seus vários pontos turísticos e do jeito acolhedor de seus moradores, Timbó tornou-se a Pérola do Vale. O município também é a Capital do Cicloturismo.
De acordo com os profissionais que atuam no setor de Turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, quem passa por aqui precisa conhecer o Parque Municipal Freymund Germer – Morro Azul, o Parque Municipal Franz Damm – Jardim Botânico, o Complexo Turístico Jardim do Imigrante , no Centro da cidade, o Parque Central e o Parque Henry Paul. “Todos são locais propícios para guardar lindas imagens, observar a natureza, fazer um piquenique com a família ou até mesmo acampar”.
Se falar de história e cultura, o turista não pode deixar de conhecer os três museus: Museu da Música, que abriga mais de duas mil peças. São instrumentos musicais dos mais variados, de todos os cantos do mundo; Museu Casa do Poeta “Lindolf Bell”, que guarda a história do grande poeta timboense, com mais de dois mil livros, quadros e detalhes da vida de Bell; e o Museu do Imigrante, no Complexo Turístico Jardim do Imigrante, que relembra com suas peças e sua arquitetura como foi a vida de nossos antepassados. Todos esses locais são perfeitos para visitar junto com a família.
Já para quem gosta de conhecer a cidade sobre duas rodas e com um pouco mais de aventura, também estará no lugar certo! Timbó é a Capital do Cicloturismo, integrando o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, que tem um roteiro de sete dias, passando por nove cidades, num total de 300 milhas. Ele inicia e termina em Timbó e foi o primeiro circuito criado no país, especialmente, para o Cicloturismo. Também não pode deixar de conhecer o Morro Azul. É o pico mais alto de toda a região, com seu ponto forte na prática do voo livre: parapente e asa-delta.
Já quando o assunto é gastronomia, Timbó também tem uma culinária que chama atenção, tradicional das colônias alemãs e italianas. Passar por aqui é a certeza que experimentar, em seus restaurantes típicos, iguarias como o marreco recheado com repolho roxo, eisben com chucrute, polenta com galinha e a fortaia, entre tantos outros pratos deliciosos. Outra opção imperdível é o chope, produzido nas cinco cervejarias da cidade: Borck, Pillred, Berghain, Blauer Berg e Hersing.
FOTOS/CINTIA KAESTNER KOPSCH