Reencontro: Uma história de amor
…
Clarice Graupe Daronco

Não estamos no mês dos namorados, mas uma história de amor para ser compartilhada não precisa de dia, mês ou ano. Quando acontece e envolve é importante ser contada. Assim, a redação do JMV vai contar a história de Grasiela Lunardi e Marcos Reginatto. Grasiela é moradora de Indaial, por vários anos servidora da Prefeitura de Indaial, e Marcos Reginatto é argentino, mas agora reside na Suíça.
Em entrevista Grasiela Lunardi destaca que “essa é uma história que facilmente poderia ser enredo de um filme hollywoodiano, e que serve como inspiração e motivação para todos que acreditam que nem o tempo e a distância podem separar pessoas que estão destinadas a ficarem juntas”.
Grasiela e Marcos se conheceram durante o Verão de 1995 na Praia de Bombas, em Santa Catarina. “Eu tinha 14 anos e aquele era para ser só mais um dos tantos verões em que a minha família passava férias reunida, se não fosse o fato de que naquele ano eu vivenciaria a mágica descoberta do primeiro amor. Lembro como se fosse hoje, o momento em que eu estava sentada na beira do mar com uma amiga e vi um rapaz de cabelos compridos e sorriso simpático caminhando em nossa direção. Ele sentou- se do meu lado tentando conversar e eu não conseguia compreender sequer uma palavra do que ele dizia (risos). O Marcos é argentino (o que explica a minha dificuldade de compreendê-lo) e também estava de férias em Bombas com a família.
Começamos a nos encontrar todos os dias na praia. E entre caminhadas, banhos de mar e conversas, aconteceu o primeiro beijo. Aquela paixão adolescente que nos impulsionava a sonhar, também foi o motivo para que as nossas famílias se conhecessem e formassem um grande laço de amizade”.
Grasiela e Marcos se conheceram durante o Verão de 1995 na Praia de Bombas, em Santa Catarina
De acordo com Grasiela “o Verão acabou mas nós dois nos comprometemos a continuar alimentando aquilo que sentíamos. Mantínhamos contato através de cartas que pareciam demorar uma eternidade para chegar. As ligações telefônicas eram muito caras na época, então podíamos nos falar somente uma vez por semana, por alguns poucos minutos. Assim passamos seis meses, planejando e sonhando com a próxima vez em que nos veríamos. Viajei com a minha família para a Argentina no ano seguinte, e alguns meses depois o Marcos veio de férias ao Brasil. Mas a distância e o tempo foram cruéis com nossos sonhos e não conseguimos ter maturidade para continuar o relacionamento. Cada um seguiu seu caminho e apesar das famílias terem se feito amigas e mantido contato, por circunstâncias diversas eu e o Marcos nunca mais nos falamos. As poucas notícias dele que chegavam até mim não me encorajavam a ter algum tipo de esperança de que um dia voltaríamos a nos encontrar”.
Com o tempo, cada um seguiu seu caminho. “Segui minha vida apesar de nunca ter me conformado com o fim que tivemos. Casei duas vezes, tive duas filhas, edifiquei minha vida profissional no setor público de eventos, até que no ano de 2019 uma reviravolta em minha vida me colocou a prova para tudo o que eu voltaria a vivenciar, quando decidi terminar meu relacionamento de 11 anos”.
Um recomeço
Grasiela relata que “do outro lado do oceano o Universo também estava preparando algumas surpresas: o Marcos também estava se separando. Com um empurrãozinho do destino (e também da irmã do Marcos) e a ajuda da mágica internet, eu e o Marcos iniciamos algumas conversas, que sempre nos levavam ao mesmo assunto: o quanto fomos importantes na vida um do outro, e como toda aquela paixão juvenil ainda estava presente em nós. Como ele mesmo diz: “Eu nunca esqueci você. Foi a única mulher que amei em minha vida”. Decidimos então nos reencontrar para saber o que sentiríamos quando estivéssemos frente a frente um do outro novamente”.
O lugar escolhido para este momento foi a mesma praia de 26 anos atrás, e foi exatamente como prevíamos que seria: Mágico! “Acreditem ou não, foi como se o tempo não houvesse passado. Simplesmente sentimos que estávamos revivendo tudo o que deixamos adormecido desde a nossa juventude, e começamos naquele instante a sonhar uma vida a dois novamente, resgatando tudo o que nos pertencia desde que nos vimos pela última vez”.
Acontece que o Marcos mora na Suíça. Quase 10.000 quilômetros separam a vontade do casal construir a felicidade. “Mas nós não nos intimidamos diante de mais esse desafio! Começamos então a planejar junto com nossas famílias uma forma de podermos estar juntos. Mas nada é tão tranquilo e glamoroso como parece. Muitas questões estavam envolvidas, como por exemplo as minhas filhas em idade escolar, o meu trabalho como servidora pública efetiva, os animais de estimação, a família, os amigos… A decisão de mudar de país não é fácil!”.
Em dezembro de 2021, Grasiela foi pedida em casamento, e o seu ‘sim’ foi o empurrão que faltava para começar a agilizar todo o processo para iniciar os trâmites de uma mudança completa de vida. “Deixei a Prefeitura de Indaial onde trabalhei por 15 anos, iniciei os trâmites documentais, comecei a tramitar os procedimentos para levar os animais de estimação, desapeguei de bens materiais e tratei de trabalhar minhas emoções e sentimentos para não sofrer com a distância e a saudade daqueles que eu amo e fazem parte da minha vida aqui no Brasil”.
No início de agosto a família está partindo. “Eu, minhas filhas, dois cães e um gato, para encontrar o Marcos na Suíça e seguirmos em busca do nosso ‘felizes para sempre’. Não vou dizer que tem sido fácil desapegar da vida por aqui e ter de partir apenas com o que se carrega e uma mala para reconstruir e recomeçar sonhos… mas posso garantir que o amor e a certeza de que essa história já estava ‘escrita nas estrelas faz tudo ser mais leve e valer apena. Inclusive, estamos contando todos os detalhes dessa mudança de vida através do YouTube, Instagram, Facebook e TikTok no perfil ‘Um Conto de Fatos’. Tem sido muito bacana poder dividir esse momento e mostrar um pouco das rotinas que envolvem toda a família nesse processo, inspirando quem se identifica de alguma forma com a nossa história”.