A partir desta sexta-feira, dia 21, o bairro Velha Central recebe a borrifação residual intradomiciliar (BRI), nova estratégia de combate à dengue. A ação, que se estenderá até o dia 24, consiste na aplicação de inseticida com efeito prolongado nas paredes internas dos imóveis que possuem grande fluxo de pessoas.
A primeira aplicação da BRI se concentra na EEB João Durval Müller, das 17h às 19h. No dia 22, a ação ocorrerá das 6h às 7h na ESF Afonso Balsini e, na sequência, no CEI Monteiro Lobato. Já na segunda-feira, dia 24, a aplicação será na Associação de Moradores da Velha Central, das 8h às 10h.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, comenta que a técnica é destacada por especialistas por conta da eficácia. “A estratégia complementa outras ações de combate à dengue realizadas no município, como o controle de criadouros e fumacê, por exemplo. Mas a colaboração da população é fundamental para o sucesso da nova estratégia. Os moradores devem manter as medidas preventivas, como a eliminação de recipientes que acumulam água e que favorecem a reprodução do mosquito”, complementa.
O método da borrifação residual intradomiciliar (BRI) é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além da BRI, Blumenau segue com as outras ações de combate e prevenção, como o recolhimento de entulho e pneus, controle em áreas estratégicas e visitas às residências e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito.
Os moradores também podem denunciar possíveis focos por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line aqui.