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quarta-feira, 14 de maio de 2025

Semed busca inovação em práticas educativas e de inclusão: uma visita inspiradora à Casa do Autista

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A busca por novas abordagens e aprimoramento das práticas de inclusão são constantes no cenário educacional. Nesse contexto, a Equipe Multiprofissional e as Professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino realizaram uma visita técnica ao Complexo Neurossensorial – Casa do Autista em Balneário Camboriú/SC.

O objetivo principal foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido no município e, assim, inspirar novas estratégias no âmbito educacional, especialmente no que tange ao atendimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Casa do Autista, um serviço exemplar da Prefeitura de Balneário Camboriú, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, acolhe crianças e adolescentes encaminhados pela política de saúde. L

á, é oferecido um atendimento multiprofissional abrangente, que inclui medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades.

Este modelo de suporte integrado demonstra um compromisso com o desenvolvimento integral e a inclusão social dos indivíduos com TEA.

Visita Técnica Revela Boas Práticas para Educação Inclusiva

Durante a visita, a equipe da Semed teve a oportunidade de observar e aprender com a estrutura e a metodologia implementadas na Casa do Autista.

A abordagem multidisciplinar, com foco nas necessidades individuais de cada aluno, chamou a atenção e serviu como um modelo a ser adaptado e implementado na rede municipal de ensino.

Além disso, a parceria entre a Casa do Autista e a rede escolar de Balneário Camboriú demonstrou a importância da colaboração entre diferentes setores para garantir um atendimento de qualidade e promover a inclusão efetiva dos alunos com TEA.

Próximos Passos: Implementação de Estratégias Inovadoras

Com o conhecimento adquirido na visita técnica, a Semed se prepara para implementar novas estratégias e aprimorar as práticas já existentes no atendimento aos alunos com TEA.

O objetivo é criar um ambiente escolar mais inclusivo, acolhedor e estimulante, que promova o desenvolvimento integral de cada aluno e garanta o seu direito à educação de qualidade.

A experiência na Casa do Autista serviu como um farol, iluminando o caminho para uma educação mais justa e equitativa para todos. Afinal, a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um compromisso de toda a sociedade.

FONTE: SECOM/PMT

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