A prevenção de desastres naturais, como enchentes, foi o tema central da Audiência Pública promovida pela Defesa Civil de Santa Catarina, em Lontras, no dia 8 de julho. Timbó marcou presença no evento, buscando informações e soluções para a Bacia do Rio Itajaí, uma área de grande vulnerabilidade.
O município de Timbó está diretamente beneficiado pelo Projeto de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, com intervenções planejadas em dois trechos urbanos. Serão 500 metros na calha do rio dos Cedros e outros 500 metros na calha do rio Benedito Novo. O projeto prevê a readequação das margens com taludes inclinados (2:1 – H:V), revestidos com manta geotêxtil e grama. Essas obras visam aprimorar o escoamento da água em períodos de cheia e evitar deslizamentos, sem a necessidade de desapropriações ou demolições de imóveis próximos aos rios.
O prefeito de Timbó, Flávio Buzzi, e o Coordenador da Defesa Civil do município, Eduardo Senem, participaram da audiência de forma remota. A participação da cidade foi transmitida ao público no Centro Integrado de Cultura (CIC). O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mario Hildebrandt, também compareceu à audiência, ressaltando a importância da colaboração entre os municípios para a implementação das ações preventivas.
Durante a audiência, foram detalhadas as ações do Projeto de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, que tem como meta viabilizar obras em áreas de alta vulnerabilidade, onde se localizam cidades de grande importância econômica para o estado.
O plano de medidas foi desenvolvido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com base em estudos consolidados por instituições governamentais, universidades, prefeituras e pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí. O Comitê do Itajaí, criado pelo Decreto Estadual nº 2109/97, reúne organizações públicas e privadas e trabalha para orientar o uso e a proteção da água em toda a bacia (Governo de Santa Catarina, 2023).