Cerca de 2,8 milhões de consumidores terão desconto automático na fatura de agosto graças ao Bônus de Itaipu.
Neste mês de agosto, a Celesc vai repassar R$ 36,2 milhões em bônus de energia para mais de 2,8 milhões de consumidores residenciais e rurais de sua área de concessão. O valor é resultado de um excedente financeiro gerado pela comercialização da energia da Itaipu Binacional, uma das maiores hidrelétricas do mundo.
O benefício, conhecido como Bônus de Itaipu, será creditado diretamente na fatura de energia e a média de desconto será de R$ 12,90 por consumidor, mas o valor pode variar conforme o perfil de consumo de cada cliente. E o melhor: quem tiver um bônus maior do que o valor da fatura receberá a diferença nos meses seguintes.
Quem tem direito?
O bônus é destinado a clientes residenciais e rurais que consumiram até 350 kWh por mês em 2024. Essa condição permite que o benefício chegue especialmente às famílias que mais precisam — reduzindo o impacto das despesas com energia elétrica e valorizando o uso consciente.
Como funciona o bônus?
O valor repassado pela Celesc vem de um superávit da Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu, administrada pela ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional). Quando há saldo positivo, o valor é distribuído aos consumidores, conforme determina a Lei nº 10.438/2002, com autorização da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Uma boa notícia na sua conta de luz
Para o consumidor, não é preciso fazer nenhum pedido ou entrar em contato com a Celesc. O desconto já virá automaticamente na conta de agosto para quem se enquadra nos critérios definidos pela ANEEL.
Fonte: Celesc