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sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Timbó lidera avanço na alfabetização infantil no Médio Vale do Itajaí

Data:

Timbó alcançou um resultado expressivo na alfabetização infantil em 2024, registrando 77,99% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. O índice supera com folga a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para o município, que era de 71,48%, consolidando Timbó como um dos destaques do Médio Vale do Itajaí no cenário nacional de alfabetização. O dado foi divulgado no mês de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, principal instrumento de aferição do Indicador Criança Alfabetizada.

O que é o Indicador Criança Alfabetizada?

O Indicador Criança Alfabetizada é um dos eixos centrais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política pública do Governo Federal criada para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens das que estão no 3º, 4º e 5º ano e que ainda não consolidaram plenamente a leitura e a escrita.

Para isso, a pesquisa utiliza como referência um ponto de corte de 743 pontos na escala de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Crianças que atingem esse patamar são consideradas alfabetizadas — ou seja, demonstram habilidades como ler e compreender palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas e inferir sentidos em diferentes gêneros textuais.

O objetivo final do Compromisso é ambicioso: atingir ao menos 80% de crianças alfabetizadas até 2030 em todos os estados brasileiros, com a meta de que nenhum ente federativo esteja abaixo desse percentual. Para 2024, a meta nacional era de 59,9% — resultado que foi quase atingido, com o Brasil registrando 59,2% de crianças alfabetizadas. A meta para 2025 já está estabelecida em 64%.

abertura do ano letivo na Escola Elizabeth Von Dreifuss e Anita Garibaldi

Timbó entre os melhores da região

Com os 77,99% alcançados, Timbó não apenas superou a meta do ano como também se consolidou entre os três municípios com os melhores resultados da região, atrás apenas de:

  • Ascurra, que atingiu impressionantes 94,83%, superando a meta de 80%;
  • Doutor Pedrinho, com 79,1%, município que ainda não possui meta estipulada pelo Inep, mas que se destaca pelo alto desempenho.

A evolução de Timbó em relação a 2023 (quando o índice era de 69,9%) demonstra o impacto de políticas públicas eficazes, como formação continuada de professores, uso de avaliações diagnósticas, acompanhamento pedagógico sistemático e estratégias voltadas à equidade na aprendizagem.

Panorama regional

Além de Timbó, vários municípios do Médio Vale do Itajaí avançaram em seus resultados. Confira os índices:

Município20232024Meta 2024
Ascurra82%94,83%80%
Doutor Pedrinho79,1%
Timbó69,9%77,99%71,48%
Benedito Novo61,4%71,71%64,47%
Apiúna63,7%70,88%66,35%
Pomerode63,2%70,85%65,94%
Rio dos Cedros60,7%68,59%63,92%
Rodeio57,1%68,35%60,87%
Indaial55,2%67,83%59,31%
Blumenau63,9%64,77%66,53%

Apesar de algumas cidades não alcançarem as metas estabelecidas, a maioria demonstrou crescimento em relação ao ano anterior, indicando um movimento regional positivo na alfabetização infantil.

Um caminho para a equidade

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada vai além dos números. A política pública também convida gestores, professores e comunidades escolares a refletirem sobre equidade e inclusão: estudantes em situação de vulnerabilidade, pretos, pardos, indígenas e de zonas rurais estão tendo seu direito de aprender garantido? Como fortalecer o regime de colaboração entre estados e municípios para que todos avancem?

Essas reflexões têm orientado ações como a criação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), o investimento de mais de R$ 1 bilhão na implementação do CNCA, a realização de webinários formativos e a consolidação da Plataforma de Avaliações Formativas do MEC.

Educação como prioridade em Timbó

Timbó tem se mostrado comprometido com essa visão ampla e inclusiva de educação. O resultado alcançado em 2024 é reflexo de um esforço coletivo: das equipes pedagógicas, dos gestores escolares, da Secretaria Municipal de Educação e das famílias. É também um sinal de que, com planejamento, investimento e trabalho em rede, é possível garantir às crianças o mais fundamental dos direitos: aprender a ler e escrever na idade certa. A caminhada até 2030 continua — mas Timbó já mostra que está no caminho certo.

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