Chiesetta Alpina uma história com a tradição italiana
…
Clarice Graupe Daronco

“No Morro da Boa Vista, Jaraguá do Sul, no ano 2012, foi construída a Chiesetta Alpina”. A palavra italiana chiesetta quer dizer igrejinha, em português. E o qualificativo alpina refere-se às montanhas dos Alpes, na região norte da Itália. O bonito templo foi concebido a partir da milenar igreja de São Simão Apóstolo, na mesma região italiana, província de Belluno, Itália”. As informações são do responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Blumenau, padre Raul Kestring.
Em entrevista o padre relata que “a Chiesetta, na verdade, representa um monumento em homenagem aos imigrantes que, a partir do final do século 19, povoaram Santa Catarina. Especialmente dedicado aos imigrantes italianos, teve invejável bênção e inauguração no dia 15 de dezembro de 2012, com a presença de autoridades brasileiras e italianas, além de muitos descendentes de imigrantes. Situada dentro do território da Diocese de Joinville, naquela ocasião, o respectivo bispo diocesano, saudoso Dom Irineu Pedro Scherer, presidiu a bênção e dedicação da igrejinha”.
Segundo Kestring, o monumento é privado, pertencente ao Instituto Chiesetta Alpina. “A sua presidente, Iria Tancon, inclusive, é aparentada direta do papa João Paulo I, cognominado de Papa Sorriso”.
O padre adianta que no mês de dezembro, será celebrada a primeira década do lançamento da pedra fundamental da religiosa e turística construção. “Nessa data também será abençoada a recém-construída via-sacra, como também a pavimentação do pátio e o novo estacionamento”.
Kestring questiona ainda que “como toda igreja católica tem um padroeiro, pergunta-se qual será o santo padroeiro da Chiesetta? Por enquanto, não lhe foi definido um padroeiro. Mas pensou-se em dedica-la a Albino Luciani, o Papa João Paulo I. Assim justifica-se essa indicação: “pela proximidade familiar com as famílias de imigrantes que vieram para a Colônia Luiz Alves, vindas das montanhas Dolomitas, norte da Itália”.
A respeito do padroeiro, o padre relata que “recentemente, o papa Francisco aprovou um milagre atribuído à intercessão do papa Luciani, falecido em 1978 e já com fama de santidade. Com esse passo dado no andamento da causa de beatificação, o candidato tem curso liberado para ser beatificado, mesmo que não se tenha definida a data do evento. Um segundo milagre aprovado permitirá a definitiva canonização. Dessa forma, vive-se a expectativa iminente de que a Chiesetta tenha seu padroeiro, o que seria grande motivo de festiva comemoração”.
Aos que desejam visitar a Chiesetta, existe a possibilidade de participar de celebrações ali realizadas. Em cada segundo domingo do mês, celebra-se a santa missa, às 10h30min, seguida de almoço por adesão. Também nos quartos domingos, às 10h30min, há essa oportunidade de participar da celebração eucarística.
A Chiesetta está localizada na rodovia JGS 453 (acesso pela rua Domingos Rosa), no bairro Boa Vista, em Jaraguá do Sul. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones: (47) 99914-9864 e 99280-8099, ou no site: www.chiesettaalpina.org.