Culto à Velas na Igreja da Ressurreição
…
Clarice Graupe Daronco

“A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas. Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor”. Com essas palavras o pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Timbó, Dari Appelt, fala sobre o Culto à Velas, evento que faz parte da programação do Natal Mais Encantado e que aconteceu na noite do dia 28 de novembro, na Igreja da Ressurreição, no Centro.
De acordo com Appelt, o Culto à Velas marca o início do tempo de Advento. “O tempo de Advento é tempo de espera ativa para a visita de Deus. Nosso compromisso é testemunhar o seu amor, da razão da vinda de Jesus e o desafio de promovermos a paz”.
A celebração contou com a presença dos pastores: Paula Naegele, Mirian Ratz, Adilson Koch e os PPHmista Lucas J. Kampke e Israel Felipe Teixeira. “Foi um momento de reflexão bonito em comunidade. Todos/as buscam a luz de Cristo em suas vidas, o simbolismo uniu as famílias e a comunidade. Cantamos, louvamos, agradecemos e refletimos. Advento é isso: reflexão e preparo. Arrependimento, cuidado e transformação. Que possamos nos preparar sob a luz da fé para que no Natal tenhamos espaço para o Jesus Menino em nossos corações, vidas e comunidades. Ele quer morar conosco, e transformar os nossos dias”.
De acordo com Appelt a programação foi bem participativa com a presença de membros de todas as comunidades da IECLB em Timbó e de outras cidades, bem como de outras confissões que se uniram em comunhão e participaram ativamente desta tradicional celebração. “Destaque para o Coro Paroquial que foi responsável pelo acompanhamento das canções deste tempo de preparo para o Advento do Senhor”.
O pastor destaca ainda que o rito das velas, que seguiu todos os cuidados necessários, em razão da pandemia da Covid-19, tem por objetivo lembrar que Jesus é a Luz do Mundo. “O Culto à Velas marca o início do Advento, período de quatro semanas que antecede o Natal. “Porque Culto à Velas? A vela simboliza a luz que Cristo veio trazer ao mundo. Neste tempo de reflexão, aguardamos a vinda de Cristo ao mundo”.
A pregação do culto foi coordenada pelo pastor Manfredo Siegle, que atua em Joinville. “A base para a prédica foi o Salmo 8, que é indispensável para explicitar a grandiosidade de Deus. É um louvor dedicado ao Todo Poderoso e às criações divinas: Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés; Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!”.
Após o culto, o pastor Manfredo Siegle apresentou o livro de sua autoria: Janelas da Esperança no Ritmo do Mundo. “Base comum é o Evangelho, a história do amor de Deus. É ele quem oferece à humanidade um cheque de crédito, em confiança e esperança! O livro oferece 77 reflexões sobre assuntos diversos, divididos em nove temáticas: datas, teologia, sociedade, igreja, liberdade, espiritualidade, ecologia, comunicação e ecumenismo”.