Culto Campeiro em homenagem ao Dia do Gaúcho
…
Clarice Graupe Daronco

“No dia 20 de setembro é comemorado o Dia do Gaúcho e Gaúcha. Esta cultura campeira acompanha o povo dos pampas por onde vai, hoje a tradição gaúcha, seus costumes, são conhecidos por todo o país, e para além dele também”. A frase é da pastora da Comunidade Luterana Trindade, Mirian Ratz, que junto com os pastores da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Timbó, Dari Jair Appelt e Paula Naegele convida a todos/as para o Culto Campeiro que acontecerá no dia 19 de setembro, às 15h, na Comunidade Trindade em Timbó. “Veste tua pilcha, traga tua cadeira e tua cuia e venha celebrar com a gente na Comunidade Trindade, localizada na rua Oscar Piske, 1729, no bairro das Nações”.
Segundo os pastores “celebrar o culto campeiro é falar de fé e ouvir a Palavra, fortalecer a comunhão e o encontro daqueles e daquelas que também valorizam a cultura e a tradição, promovendo a amizade entre as famílias, de um jeito bem característico, na linguagem, na música, nas vestimentas tradicionais”.
A pastora Mirian afirma que “o convite é aberto para quem se sentir animado/a, não importa tua confissão religiosa. Traga uma cadeira para ficar à vontade, traz tua cuia com mate cevado e alegria e disposição. Toda a família é convidada, tradicionalista ou de coração, de pilcha ou não, a participar desta celebração preparada com todo carinho e dedicação”.
Os pastores elaboram um vídeo com o convite para o Culto, em forma de verso. “Quando o sol desponta o novo dia. Vem o convite para louvar a criação. Te aproxima, traz junto tua alegria. E conosco traz também tua oração”.
Paula destaca “É o Patrão do Céu quem te convida para celebrar esta gaúcha tradição. Na roda diversa da vida há sempre tempo para gratidão”.
Já a pastora Mirian convida “irmãos, irmãs em fé irmanados, mesmo longe da velha querência, traz junto teu canto afinado para cultivar essa experiência”.
“Vem conosco gauchada, nascida ou de coração. Que neste culto campeiro, na presença de Jesus missioneiro celebremos a comunhão!”.