Festa Trentina atinge objetivo proposto
Clarice Graupe Daronco [email protected]
.jpg)
“Nosso principal objetivo era fazer com que cada pessoa que passasse pelos pavilhões da 31ª Festa Trentina fosse representado nas atrações, na música e nos desfiles, nossa festa é de Tradição Italiana, mas Rio dos Cedros é uma cidade que acolheu diversas culturas de imigrantes e migrantes, assim precisamos que todos sejam incluídos. Foi uma Festa pensada para todos os públicos, das crianças aos mais idosos, dos jovens às famílias, sabíamos do desafio, da cobrança e por isso agradeço a todos os colaboradores envolvidos pela dedicação e pelo empenho, temos a certeza que realizamos a maior
Festa Trentina de todas e ano que vem buscaremos evoluir ainda mais”. Com essas palavras o prefeito de Rio dos Cedros, Jorge Luiz Stolf, avalia a 31ª Festa Trentina que aconteceu em Rio dos Cedros de 6 a 10 de setembro.
Já o vice-prefeito Rafael Nones afirma que: “duas palavras, “gratidão” por todas as pessoas que de uma maneira ou outro se envolveram para fazer dessa Festa Trentina um sucesso e “obrigado” a cada um que nos apoiou, que compareceu e nos incentivou, esse foi o combustível que nos manteve esses cinco dias trabalhando diariamente com toda nossa equipe para trazer mais alegria para nossa comunidade riocedrence”.
Em nota a secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Rio dos Cedros, Giovana Lenzi, destaca que “iniciamos a 31ª Festa Trentina logo ao final da 30ª, é uma festa que envolve o trabalho de um ano inteiro para dar conforto e qualidade a todos os visitantes do município e turistas, muito obrigado ao empenho de todos da organização”.

?
Giovana observa ainda que “a Festa Trentina de 2023, que foi organizada em parceria com o Programa de Incentivo à Cultura através da Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado e Unifique, sendo que o Circolo Trentino é quem promove em parceria com a Prefeitura, superou todas as expectativas, a nossa programação contou com eventos e atrações infinitas e de peso. O público tem nos dados um retorno positivo dos ambientes e das atrações. Tivemos em alguns momentos problemas para acomodar o público em alguns locais. Mas no quesito de vendas, tivemos um retorno excelente em todos os setores, inclusive no setor da Feira, e também o nosso setor de Turismo com restaurantes e hotéis, ficaram lotados por causa da Festa. Já estamos pensando na Festa de 2024 e para oferecer um evento ainda melhor, sentaremos com a Comissão para avaliar os pontos positivos e negativos e assim pensar em estratégias para o próximo ano”.
O presidente do Circolo Trentino, Jaime Luiz Visentainer, afirma que “faço um agradecimento especial às famílias que iniciaram o Circolo Trentino lá em 1975, e a todos que seguem mantendo nossas tradições e valores desde a primeira Festa até hoje, o que só engrandece nossa Rio dos Cedros”.
Com o tema: “vamos juntos celebrar a tradição italiana na Festa Trentina em Rio dos Cedros”, o evento aconteceu de 6 a 10 de setembro, oferecendo a toda família, desde a gastronomia típica, apresentações culturais, música, shows nacionais e muita diversão.
De acordo com a organização a 31ª Festa Trentina oportunizou à comunidade local e regional prestigiar o evento que tem em seu objetivo principal o resgate da cultura e divulgação das tradições trentinas dos imigrantes que desbravaram Rio dos Cedros.
A abertura oficial da 31ª Festa Trentina aconteceu na noite do dia 6 de setembro e teve na organização o Circolo Trentino e Administração Municipal, através do prefeito Jorge Luiz Stolf que foi o anfitrião da noite frisando que “Este é um momento importante de celebração cultural de nossa colonização”.
No protocolo foi relatado que Rio dos Cedros recebeu os primeiros imigrantes em 1875, oriundos de Trento, sul do Tirol, região pertencente ao império austro-húngaro e incorporada à Itália em 1918, como província autônoma. Mesmo com a chegada de outras etnias, a cultura trentina predomina e se manifesta de diversas formas no dia a dia do nosso povo. A Festa Trentina é uma festa cultural, iniciada em 1989 e tem como objetivo principal manter a cultura, as tradições e os costumes do povo trentino. A Festa se concretizou através de uma parceria entre o Circolo Trentino e a Administração Municipal. A cultura trentina é expressada por meio de apresentações de danças e cantos folclóricos, desfile alegórico, música típica, culinária tradicional oferecida aos visitantes proporcionando-lhes momentos de encanto e alegria. Assim, destaca-se que Rio dos Cedros é o Coração Trentino no Brasil.
O prefeito Stolf destaca que “a Festa tem como meta resgatar, recordar e disseminar as tradições trentinas a todos que prestigiam nossa Festa. Estimular e conscientizar a comunidade quanto à importância do resgate e difusão da sua verdadeira história e cultura”.
A solenidade contou também com a apresentação de um musical que contou a história da imigração italiana, revivendo momentos emblemáticos desse passado que nos conecta, com as músicas: Nella Fantasia, Il Sole D’Itália, Con Te Partirò e Esperança, executadas pelos grupos de Rio dos Cedros com participação especial do tenor Henrique José Carlini, Luana dos Santos Giese e o violinista Fabiano Marques. A apresentação, que une o passado e o presente em uma experiência única, denominada de: “Rumo ao Brasil: Uma Jornada de Sonhos e Desafios!”
Durante os cinco dias de evento o público teve a oportunidade de prestigiar apresentações culturais, desfiles cívico e alegórico que levaram a alegria do civismo e das tradições para as principais ruas do município.
Destaque também para os shows com Bruno Scandalli, do Paraná; Trupe do Bartholo de Penha, com a Banda Sonido Club de Florianópolis, com o DJ Bob Maicon, de Joinville e o show nacional com a Banda Malta, de São Paulo. Teve ainda show da banda Pedra No Rim, de Jaraguá do Sul, show italiano com Valmir Bertotti de Nova Trento, o show nacional de humor com Paulinho Mixaria de Gramado; show com Marcos e Lucas de Rio dos Cedros e show com Luane Mattia, de Piraquara, no Paraná.
O ponto alto da Festa também foram os bailes animados pelo Musical Pérola Negra de Maravilha, Musical San Francisco de Cunha Porã, Banda San German de Rio dos Cedros, Banda Portal Gaúcho de Jaraguá do Sul e Banda Reflexo Baileiro de Rio dos Cedros. O evento contou ainda com apresentações de grupos culturais de Rio dos Cedros e dos municípios da região, que incentivam a manutenção das tradições folclóricas. No encerramento teve show pirotécnico que encantou a multidão presente.
Imagens
Foto: FOTOS/PMRDC