20.5 C
Timbó
domingo, 31 de agosto de 2025

Rio dos Cedros e suas belezas

Data:

NATUREZA
Rio dos Cedros e suas belezas

Clarice Graupe Daronco [email protected]

“Com paisagens exuberantes, cachoeiras, trilhas, pista de voo livre, parque aquático, lagos, pássaros e animais silvestres, e outros belos encantos naturais, a região é um atrativo à pratica de turismo de aventura, ao ecoturismo e um convite para os amantes de belezas naturais. Rota do Cicloturismo e Caminhante, proporciona ao turista uma experiência e imagens inesquecíveis”. As colocações são da secretaria de Turismo e Cultura, da Prefeitura de Rio dos Cedros, Giovana Lenzi.
A profissional destaca que no Verão as hortênsias enfeitam os caminhos e acessos tornando-os mais encantadores. “A excelência na fabricação de vários produtos como o preparo de delícias coloniais, artesanato de vime e as acolhedoras pousadas da Região dos Lagos, deixam a cidade charmosa e atrativa aos turistas. Várias hospedagens à beira dos lagos e na região oferecem sonhos realizáveis com passeios de barcos, chalana, jet- ski, passeios a cachoeiras escondidas onde o acesso é possível somente pelos barcos e deliciosas cavalgadas em meio à natureza cercada de belas árvores nativas”.
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, a natureza foi generosa fornecendo ao município uma riqueza de diversidade estrutural oportunizando ao turista uma variedade de passeios e sensações incríveis.
Para apresentar as belezas de Rio dos Cedros na semana passada o município recebeu os gestores de Cultura dos municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
Giovana observa que a reunião de trabalho teve como principal objetivo alinhar projetos para 2023. “No final da tarde oferecemos um passeio para que os gestores desfrutassem das belezas de nossa região”.
Durante a entrevista à redação do JMV, a secretária relata que “as chuvas registradas nos últimos meses no Vale do Itajaí não causaram prejuízo aos empreendedores turísticos, mas o movimento em início de dezembro diminuiu em consequência da repercussão que os estragos causaram em outros municípios. As pessoas acabaram ficando com medo de vir para cá. Mas na época do Natal tudo já estava normalizado”.
A profissional observa ainda que as chuvas não causaram estragos aos pontos turísticos. “Não tivemos estragos, as estradas ficaram um pouco esburacadas, mas também logo foi solucionado”.

Questionada se é possível incentivar os turistas a irem até Rio dos Cedros para conhecer os pontos turísticos do município, Giovana destaca que “com toda certeza sim, estamos com a empresa que está asfaltando a Rota dos Lagos trabalhando então é preciso um pouco mais de atenção, mas nada que impeça o trânsito de fluir, diria que um incomodo necessário”.
Sobre se o município tem recebido cicloturistas e caminhantes nos últimos meses, a profissional informa que “temos recebido muito cicloturistas e caminhantes sim. Não temos um controle de entrada, mas é visível que temos muitos circulando. Encontramos com frequência muitas pessoas de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Pernambuco, Ceará e também muitos de vários municípios catarinenses”.
Questionada se teve algum incremento no setor do Turismo no último ano com a abertura de novos locais de visitação, pousadas, entre outros, a secretária observa que “estamos sim com vários novos empreendimentos que abriram em 2022, vários se organizando para abrir. Com o asfaltamento até a Região dos Lagos, muitos empreendedores tem visto o setor muito promissor”.
Sobre o que podemos conhecer em Rio dos Cedros durante um final de semana, a profissional comenta “temos turismo para todos os gostos e bolsos, temos bons restaurantes, pousadas, casa de aluguel, hostel, passeios a cavalo, passeios de barco (Lago Palmeiras e Pinhal), trilhas, cachoeiras”.

Imagens

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.