21.1 C
Timbó
terça-feira, 8 de julho de 2025

Santa Catarina Reduz em 91% os Casos de Dengue: Governo Investe em Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

Data:

Governo e municípios unem esforços para reduzir casos e óbitos em 2025, superando a média nacional. Confira detalhes das estratégias, investimentos e próximos passos.

 Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (7), o Governo do Estado divulgou o balanço das ações de combate à dengue no primeiro semestre, destacando os resultados positivos e os próximos passos.

Resultados Positivos

Foram registrados 27.065 casos prováveis de dengue no primeiro semestre de 2025, uma redução significativa em comparação com os 329.496 casos no mesmo período de 2024. O número de óbitos também diminuiu drasticamente, com 15 mortes em 2025 contra 341 no ano anterior.

Estratégias Implementadas

Investimento em Tecnologia: O Governo investiu R$ 7,9 milhões na aquisição de 800 aparelhos de hematócrito rápido, que agilizam o diagnóstico e tratamento dos pacientes. Os aparelhos foram distribuídos em 175 municípios.
Vacinação Ampliada: A vacinação contra a dengue foi ampliada para adolescentes de 10 a 16 anos nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Alto Uruguai Catarinense, somando-se às regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste. Atualmente, 100 municípios oferecem a vacina.
Campanhas de Comunicação: Desde 2023, foram investidos mais de R$ 15 milhões em campanhas de alerta, incluindo divulgação nas redes sociais, matérias em sites institucionais, e disponibilização de dados para a imprensa.

Declarações

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, enfatizou: “Os números positivos são resultados das ações que estamos realizando desde 2023 em conjunto com os municípios… Mesmo com números positivos, vamos seguir trabalhando para diminuir ainda mais os casos e os óbitos que são evitáveis.”

Próximos Passos

Para o segundo semestre de 2025, o Estado planeja:

* Revisar o Plano de Contingência.
* Atualizar as diretrizes estaduais para a Vigilância Epidemiológica.
* Promover seminários e capacitações.
* Ampliar as estratégias de controle vetorial do mosquito.
* Disponibilizar material informativo e manter ações de comunicação.

Alerta

Apesar dos resultados positivos, a Secretaria de Estado da Saúdehttps://jornaldomediovale.com.br/category/saude/ alerta que a prevenção continua sendo fundamental. João Fuck, diretor da DIVE, ressalta: “A dengue é uma doença cíclica e pode voltar com força se os cuidados forem abandonados.” O Governo do Estado segue monitorando a situação epidemiológica e reforça o apelo para que a população mantenha hábitos de prevenção, como eliminar água parada, usar repelente e permitir a entrada de agentes de endemias nas residências.

Link para o Informe Epidemiológico N° 12/2025

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.