21 C
Timbó
domingo, 18 de maio de 2025

Teatro: uma expressão de arte

Data:

Teatro: uma expressão de arte
Grupo teatral 100 Cena, idealizado pelo professor Jean Devigili, busca o desenvolvimento da sociedad …

Amanda Bittencourt/ JMV

Foto: DIVULGAÇÃO

TIMBÓ – O teatro é considerado uma forma de arte e expressão corporal. Uma peça teatral não envolve somente os atores que interpretam uma trama, mas toda a plateia que chora, ri e se emociona a cada nova cena. Além disso, essa arte é uma forma de transformação e desenvolvimento social. Com esse intuito, o jovem timboense Jean Carlos Devigili, de 21 anos, tirou da gaveta seu “script” e tornou seu texto em realidade: a idealização do grupo teatral 100 Cena.

Devigili estuda Lienciatura em Teatro e Gestão Comercial, e conta que desde a infância possui vivências teatrais e culturais e o que parecia um hobby virou profissão. Ele fez parte de algumas companhias de teatro de Santa Catarina, ingressou na faculdade e pouco depois recebeu um convite para atuar junto a um grupo do Rio de Janeiro, onde ficou por dois anos e meio. Após, retornou com o intuito de desenvolver o teatro profissional na sociedade. Atualmente, além de trabalhar dando aulas de teatro, trabalha com marketing e relacionamento com clientes em uma loja timboense.

De acordo com Devigili, o grupo 100 Cena existe no papel a pelo menos quatro anos, mas realmente teve início na prática no dia 7 de outubro de 2019. “Quando voltei do Rio de Janeiro, a primeira coisa que lembrei foi do projeto e vi a carência cultural em relação ao Teatro. Fiz uma breve pesquisa para saber se os timboenses teriam interesse em fazer as aulas. Em seguida procurei algumas ajudas e incentivos, foi onde a Associação do Bairro das Nações abriu as portas para que tudo pudesse se tornar realidade”.

Hoje, aproximadamente 12 alunos divididos entre turma infantil e adulta participam das aulas e ensaios que acontecem todas as segundas-feiras na Associação do Bairro das Nações.

Sobre os objetivos do grupo, Devigili diz que as aulas de teatro servem para o desenvolvimento da sociedade em forma geral. “Tanto na expressividade, criatividade, coordenação motora, voz, escrita, e entre outras coisas. Como estamos falando em teatro profissional, todos esses detalhes são passados em formas de pesquisa com cada aluno, vendo suas facilidades e dificuldades para serem desenvolvidas. Até porque quem diz que o Teatro é apenas decorar texto está mentindo”. Mas e o nome “100 Cena” de onde surgiu? Bom, segundo o professor, o nome vem de uma forma irônica trazendo as duas ou até mais possibilidades de entendimento, que remetem ao “sem cena”, de não existir teatro ou “cem possibilidade de cenas de uma peça, um texto, expressão corporal ou vocal”.

Quanto a fonte de inspiração, o idealizador do grupo comenta que antes de pensar nas peças, é necessário identificar o perfil dos alunos tanto individualmente como em grupo, para o melhor desenvolvimento de todos e, também, o interesse do público. “As temáticas elas são formadas em construção com o processo de criação dos alunos, sejam eles problemas sociais, fantasias, o mundo da imaginação, conto de fadas, histórias já existentes, adaptações e até mesmo fatos reais. No teatro tudo pode acontecer”.

De acordo com Devigili, a companhia é aberta para todos e todas as idades, seja pessoas que queiram desenvolver seu lado artístico ou ate mesmo pessoas que querem desenvolver sua postura diante da sociedade.

 Ele ainda adianta que a agenda para 2020 logo estará pronta e vai contar com várias novidades. “Além das turmas anuais, vamos ter workshops, desenvolvimento de equipes para empresas, cursos curtos de oratória, improviso, montagem de espetáculo, entre outros”, finaliza.

Espetáculos

O grupo finalizou as atividades de 2019 com dois espetáculos: “Tesouro de Margarida” e “Tempestade”. O primeiro um texto adaptado por Devigili trata de uma comédia com toque de mistério. O segundo, um clássico de Shakespeare adaptado e interpretado pela turma adulta. “Foram três espaços cênicos organizados em diferentes lugares, a platéia adorou”, finaliza.  

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.