quinta-feira, 11 de junho de 2026
15.9 C
Timbó
quinta-feira, 11 de junho de 2026

?Plano Contra Enchentes trará segurança e tranquilidade às comunidades do Vale?, afirma Theiss

Data:

?Plano Contra Enchentes trará segurança e tranquilidade às comunidades do Vale?, afirma Theiss
Secretário da SDR de Timbó analisa o plano lançado pelo governador Colombo, fala dos recursos lib …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: arquivo/jmv

TIMBÓ – O governador Raimundo Colombo lançou no mês de fevereiro o Plano Contra Enchente, que visa desenvolver ações a curto, médio e longo prazo para amenizar o impacto dos sinistros climáticos à população do Vale do Itajaí. Com o objetivo de melhor informar a comunidade do Vale do Itajaí, em especial os moradores dos municípios integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR de Timbó, a redação do JMV buscou saber junto ao secretário da SDR, Rogério Raul Theiss o papel da SDR de Timbó no Plano Contra Enchente. Em entrevista a redação do JMV, o secretário Regional, Rogério Raul Theiss, esclareceu que no Plano Contra Enchentes que o governador anunciou, a Secretaria Regional de Timbó, através da Gerência de Infraestrutura, sob a responsabilidade do engenheiro Leodato Beber, fará o acompanhamento e ajudará na fiscalização das obras a serem realizadas na área da Regional.
Questionado sobre como esse Plano beneficiará os moradores dos municípios da SDR (Timbó, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio, Indaial e Ascurra), Theiss explicou que esse conjunto de obras trará aos moradores da Regional, conforme os projetos apresentados e aprovados pelo governador, benefícios que irão melhorar a segurança e tranquilidade que a comunidade merece e tanto espera. “Nós ainda não temos em mãos cópias dos projetos que atenderão a nossa Regional, mas devemos recebê-los em breve, porém posso afirmar que as obras no canal do Rio Benedito, numa extensão de um quilômetro, ou seja, da ponte sobre o Rio Benedito, na BR 470, até a foz do Rio Itajaí, será efetuado o alargamento da calha (margens) e a construção de diques, fazendo com que tenha um escoamento bem maior e mais rápido no sentido Indaial/Blumenau, obra esta que surtirá grandes benefícios aos municípios da nossa Regional”, relatou o secretário, ao informar que as melhorias a serem efetuadas nas operações das hidroelétricas de Rio Bonito e Pinhal, serão, a curto prazo, importantíssimas para a segurança e benefício de toda a comunidade. “Essas barragens estão sob a responsabilidade da Celesc, em função da geração de energia. Entretanto, a própria Celesc tem enfrentado dificuldades para manter uma perfeita e necessária manutenção e a respectiva segurança das mesmas. O uso das atuais e das novas instalações hidráulicas, somadas aos dispositivos de controle às enchentes, possibilitarão, com toda a certeza, uma redução enorme de riscos e consequências para todos os moradores da nossa região. Entre as adequações para essas barragens, teremos o controle eficiente do nível de água, ou seja, as funções ficarão voltadas ao nível mínimo garantido para a geração de energia gerada pela Celesc e só serão represadas por ocasião de grandes chuvas, servindo de contenção às cheias. Ainda dentro desse fabuloso projeto, estão previstas obras de prevenção de deslizamentos em rodovias, algo que nunca houve e está sendo contemplado”, relata o secretário ao frisar que grandes investimentos financeiros serão aplicados, principalmente, na SC 477 Timbó/Benedito Novo/Doutor Pedrinho, que é a rodovia que, no momento, apresenta os maiores problemas.
Outro detalhe lembrado por Theiss é que, de acordo com o cronograma físico do projeto, essas obras terão um prazo para a implementação previsto entre 18 e 42 meses, porém acredita-se que se as principais ações forem implantadas nas melhorias das hidroelétricas de Rio Bonito e Pinhal, já haverá um resultado e efeito muito positivo em curto espaço de tempo.
Também foi abordado ao secretário, se além do plano de ações, também será realizado algum tipo de investimento para qualificar as Defesas Civis Municipais que hoje não estão estruturadas para atender um sinistro climático. Theiss informou que o Estado já vem realizando um trabalho de aproximação e capacitação junto às prefeituras do Estado. “É óbvio que cada município, através de sua administração, é responsável pela capacitação e manutenção dos profissionais que fazem parte da equipe local da Defesa Civil. Nesse sentido teremos grande avanço em trabalhos e ações de parceria com o Governo do Estado e municípios”, comentou o secretário.

RECURSOS PARA A SAÚDE
Outro questionamento de grande importância para a comunidade local e regional, refere-se aos recursos elencados através do Conselho de Desenvolvimento Regional, que visam beneficiar o setor da saúde, em especial aos hospitais de Timbó, Rio dos Cedros e Indaial. De acordo com o secretário, para o Hospital e Maternidade Oase foram solicitados valores na ordem de R$ 760 mil, sendo: R$ 410 mil para aquisição de equipamentos e materiais permanentes; R$ 200 mil para reforma e ampliação na área de internação e R$ 150 mil para medicamentos e materiais hospitalares. “Estamos aguardando documentos do Hospital para celebração de convênios”, adiantou Theiss ao ressaltar que para o Hospital Dom Bosco, de Rio dos Cedros, foi liberado no ano passado R$ 1.100.000,00 para ampliação e reforma da Ala Psiquiátrica. E, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, do dia 23 de fevereiro, em Ascurra, foi aprovado mais R$ 256.070,00 para mobiliário e equipamentos, e R$ 570.380,79 para ampliação de serviço de cozinha e refeitório. Já para o Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, foram liberados R$ 300 mil para a conclusão da UTI.

PONTE PÊNSIL DA DONA
CLARA E SC 477
Sobre a ponte pênsil no bairro Dona Clara, justa reivindicação da população de quem dela necessita, o secretário Regional informa que apesar da responsabilidade pela reconstrução ser da Prefeitura de Timbó, essa por sua vez, apresentou projeto à Defesa Civil Estadual e a Secretaria de Estado da Infraestrutura, como uma das obras prioritárias para ser executada através dos recursos destinados pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração. Os recursos para os municípios da Regional, anunciados em setembro do ano passado por ocasião das visitas da presidente Dilma Rousseff à Blumenau e, posteriormente, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em Florianópolis, ocasião em que foi divulgado na imprensa nacional, estadual e municipal, a liberação de R$ 600 mil para cada um dos sete municípios da Regional, no mês de fevereiro, foram liberados pelo Governo Federal.  Os valores que devem ser aplicados nos municípios foram repassados ao Governo Estadual através da Secretaria de Infraestrutura, que ficará responsável pela aplicação e pela respectiva prestação de contas. Ou seja, a própria licitação para a execução daquela obra teve que ser efetuada pelo Estado. “Se o repasse dos R$ 600 mil tivesse sido efetuado pelo Governo Federal diretamente às prefeituras, a princípio a burocracia seria menor e os fatos teriam acontecido mais rápido, porém esse procedimento acumularia ao Governo Federal um volume muito grande de trabalho por ocasião das prestações de contas pelas prefeituras atendidas, e por esta razão o Governo Federal transferiu a responsabilidade ao Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura”, explica o secretário ao afirmar que agora, o Governo do Estado recebeu os devidos valores e as obras solicitadas pelos municípios como urgentes, devido aos problemas registrados em setembro de 2011, foram efetivadas.
Situação igual enfrentada nas obras de recuperação da SC 477, porém, considerando a liberação parcial, no mês de fevereiro, da ajuda prometida pelo Governo Federal ao Governo Estadual, a Secretaria de Infraestrutura providenciou a necessária licitação e acredita-se que nos próximos 90 dias essa obra finalmente tornar-se-á realidade.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.