21.6 C
Timbó
quinta-feira, 28 de agosto de 2025

PF, IBAMA e IMA intensificam combate a crimes ambientais em Santa Catarina

Data:

A Polícia Federal, em atuação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), deflagrou na manhã de hoje, dia 28 de agosto, uma operação voltada ao combate a crimes ambientais praticados de forma reiterada por um biólogo na região do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Segundo informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina, durante as fases de investigação e fiscalização realizadas nos meses de fevereiro e junho deste ano, foram inspecionados os locais de trabalho do investigado nas cidades de Timbó e São José.

Nessas ações, foram apreendidos animais exóticos, como uma píton amarela e três serpentes da espécie corn snake — cuja importação é proibida no Brasil devido ao risco de desequilíbrio ambiental —, além de espécimes da fauna brasileira, incluindo cobras, aracnídeos, anfíbios, esqueletos e peles de animais.

A investigação aponta que o investigado atua há mais de dez anos promovendo exposições e apresentações com animais silvestres e exóticos, especialmente répteis e serpentes, sem autorização dos órgãos ambientais competentes, configurando violação à legislação ambiental vigente.

A ação integra o esforço coordenado dos órgãos federais e estaduais para prevenir danos à biodiversidade e assegurar o cumprimento das normas de proteção ambiental.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.