Pesquisas revelam que cidades do Vale são as melhores para viver Bons índices são apontados nos quesitos emprego, escolaridade, violência e qualidade de vida …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
Foto: FOTO/PMT
TIMBÓ – Timbó, junto com Rio dos Cedros, Indaial, Blumenau, Capivari de Baixo, Botuverá, São José, Brusque, Ascurra, Treviso, Jaraguá do Sul, Schroeder e Pomerode estão entre as 35 cidades brasileira mais igualitárias, ou seja, que concentra os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, segundo pesquisa revelada pela Revista Exame, neste semana.
Na pesquisa destaque para Pomerode que é a número um da lista, considerada a cidade mais igualitária do Brasil. A pesquisa levou em consideração as informações do Atlas da Exclusão Social no Brasil, sendo que o estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez.
Segundo o levantamento, todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos estados de Santa Catarina (com 13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (nove municípios). Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência. Cada um desses itens recebeu um peso dentro do IES. Todos os dados foram retirados dos Censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010. A exceção são os dados de violência, que vieram do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.
De acordo com a pesquisa, o primeiro lugar ficou com a cidade de Pomerode, que apresentou um índice de Exclusão: 0,842; em 13º está o município de Ascurra (SC), que teve um índice de Exclusão: 0,813; em 24º aparece Indaial (SC), com índice de Exclusão: 0,803. Após, na 26ª está Blumenau (SC), com índice de Exclusão: 0,803; a cidade de Rio dos Cedros aparecer na 28ª posição com índice de Exclusão de 0,802 e na 34ª posição está o município de Timbó, com índice de Exclusão de 0,798.
Qualidade de Vida
Durante a semana também circularam os resultados da pesquisa que analisa a qualidade de vidas dos municípios brasileiros. Neste ranking, das cidades do Médio Vale do Itajaí está apenas a cidade de Timbó. De acordo com a pesquisa a qualidade de vida de quem mora em Florianópolis saltou 12,43% nos últimos 19 anos. Esses números fazem parte do ranking divulgado ontem pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Ele colocou os florianopolitanos em terceiro lugar no Brasil levando em consideração três pontos centrais: educação, longevidade e renda. Entre as capitais, Florianópolis é a primeira e, no contexto nacional, só perde para as cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, ambas no Estado de São Paulo.
Santa Catarina também não fez feio. Entre os cem melhores municípios brasileiros para se viver, 23 estão daqui, sendo um deles Timbó, que está na 100º posição com 0.784. No contexto geral, o Estado está em terceiro lugar entre todas as Unidades da Federação.
O índice divulgado com o nome de Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 leva em consideração as respostas dos brasileiros nos Censos de 1991, 2000 e 2010. Quanto mais perto do número 1 a cidade chega, melhor é a qualidade que oferece aos moradores. Nesse quesito, Florianópolis está bem: em 1991 tinha o conceito 0,681; no ano 2000 passou para 0,766 e, na última análise pulou para 0,847.