Academia de Letras do Brasil busca por escritores da região
Vice-presidente Estadual da Academia de Letras do Brasil ? SC, Fabio Ramos, quer implantar
Secciona …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
TIMBÓ – “Buscar novos escritores com o objetivo de implantar Seccionais Municipais da Academia de Letras do Brasil”. A informação é do escritor poeta, vice-presidente Estadual da Academia de Letras do Brasil – SC e presidente nacional do Poetas Del Mundo Brasil (sede mundial no Chile), correspondente da ACLA – MG para SC – Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais, Fabio Ramos, que reside no município de Rio dos Cedros.
Segundo ele a Academia de Letras do Brasil está buscando escritores para formar bases municipais em toda a região de Blumenau. “A Academia de Letras do Brasil – SC é o maior movimento literário de Santa Catarina com mais de 60 Seccionais em todo o estado e a maioria delas composta por mais de 20 membros. Somos um grupo que faz cultura com sabedoria, oportunizando todos, abrindo espaços a muitos e criando Academias de Letras por todo estado”, explica Ramos que também preside a ALB – SC Micro Região de Blumenau.
Ramos ressalta que a Micro Região de Blumenau é composta pelos municípios de Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. “É nesses municípios que buscamos escritores para formação das seccionais”, adianta o escritor ao comentar que as cidades de Apiúna, Brusque e Indaial fazem parte da regional e já estão em funcionamento, tendo seus presidentes e membros em plena atividade, e também podem receber novos membros.
De acordo com o vice-presidente a Academia de Letras do Brasil – SC está descentralizando suas bases administrativas, dispondo de Seccionais Micro Regionais e Seccionais Municipais, e tem como “dever” instalar uma base nas cidades da região do Médio Vale do Itajaí. “Para que isso aconteça precisamos do apoio das secretarias de Cultura de cada município e da comunidade em geral, para que tenhamos acesso aos escritores de todas as cidades, assim poderemos levar mais Cultura e a Literatura para todos os povos. Nosso objetivo, além de instalar em todos os municípios, é oportunizar e apoiar escritores locais para que lancem seus livros, divulguem seus trabalhos e enriqueçam a história cultural de seu município. Queremos aquelas pessoas que já possuem livros lançados, aquelas que não lançaram seus livros ainda, pessoas que queriam levar Arte e Cultura com seriedade, reconhecendo talentos”, destaca Ramos.
O presidente da ALB – SC Micro Região de Blumenau informa ainda que além das Seccionais Adultas, estão sendo formadas as Seccionais Mirins e Infanto Juvenil. “Apostamos nas crianças e adolescentes na Escrita, e com estas Seccionais podemos incentivar, apoiar, e encaminhar para que tenham uma literatura de qualidade, por isso precisamos de todas as escolas nas esferas municipal, estadual e particular nesta descoberta de grandes talentos”, adianta Ramos ao informar que está à disposição das escolas para ministrar palestras sobre literatura, estreitar o laço entre escritor e leitores, que é um grande incentivo ao interesse pela leitura, pois quando as crianças e jovens tem contato com o artista, despertam a busca pelos livros e o desenvolvimento de textos. “Tudo o que precisamos é que nos indiquem os escritores para este feito histórico da literatura regional”, frisa ele.
Mais informações e agendamentos para entrevistas e palestras através do Facebook: Comendador Fabio Ramos, ou pelo e-mail: [email protected], ou através do telefone (47) 9668-8518 (Tim/whats).




