terça-feira, 31 de março de 2026
21.2 C
Timbó
terça-feira, 31 de março de 2026

Palestra desperta amor e perdão em jovens

Data:

Palestra desperta amor e perdão em jovens
Projeto O Vento nas Escolas foi até Benedito Novo para alertar jovens sobre temas como
sexualidade …

ALINE CHRISTINA BREHMER/ESTAGIÁRIA/JMV

Foto: FOTO/LILIANE PRATA

BENEDITO NOVO – Sexualidade e drogas são dois temas polêmicos e ao mesmo tempo delicados – especialmente quando precisam ser tratados com jovens. 
De uma maneira descontraída, porém séria e dando enfoque aos riscos que os dois assuntos trazem, o coordenador do projeto O Vento nas Escolas, Bill Jonnathan, deu uma palestra intitulada ‘Dia de combate às drogas’. O evento aconteceu na Escola de Educação Básica Teófilo de Almeida, localizada no Centro de Benedito Novo.
Foram quatro palestras, todas realizadas na quarta-feira, dia 20, sendo que nos períodos matutino e vespertino, deu enfoque aos jovens – e no perído noturno teve como público alvo os pais. O momento foi marcado por reflexão e os professores também participaram. “Todas as escolas precisam de uma palestra como esta para despertar. Bill falou de coisas que mexem com o psicológico dos alunos e tocou na necessidade de todos os presentes.  Foi um momento de perdão e reencontro – tanto com a família quanto professores, e dos alunos em si. Um momento edificante, que veio para somar na vida dos jovens”, analisa o professor de Ensino Religioso, Valdênio de Barros Pereira.
As palestras apresentadas por Bill conseguem tocar o coração dos estudantes, que tem um momento de perdão e muita emoção entre si. Abraços apertados, lágrimas e palavras sinceras resultam em um coração e mente aliviados, possibilitando que os jovens voltem para casa pensando de uma nova e mais saudável maneira – além de ter sua consciência leve.
Nas palavras de Bill durante a palestra, “Deus me trouxe aqui para plantar uma semente no coração de vocês, falando do amor dEle”. 
Ele reforça que, em momentos de dificuldade e também de alegria, é sempre preciso lembrar de onde é que vem o amor maior.
 
Perdão e confraternização
 
O público alvo da manhã e da tarde, que foram os jovens, também conseguiram tirar uma lição de tudo o que foi apresentado – resultando em um momento de perdão e confraternização uns com os outros. Para a aluna do terceiro ano do ensino médio, Daiane Samara Pasquali, 16 anos, os temas tratados conseguiram atingir tantas pessoas devido a maneira como foi apresentado – através da interpretação que Bill Jonnatham fez aos alunos. “No fim da palestra achei interessante ele ter falado sobre Jesus e não focando em nenhuma religião. Bill conseguiu romper as barreiras apenas com perdão e amor, chegando ao coração das pessoas. Foi algo lindo”, descreve.
A opinião é compartilhada pelo estudante Jair Zanella, 16 anos. “Tivemos a oportunidade de pedir perdão às pessoas com que não nos entendíamos, um momento comovente. Também nos identificamos com as coisas que ele falou, principalmente sobre os conflitos familiares – o que é algo horrível. Quando eu chegar em casa quero dar um abraço nos meus pais e dizer que amo eles”, diz.
A também estudante do segundo ano do ensino médio, Vanderléia Engel, 16 anos, ressalta que a palestra foi um momento onde muitos alunos tiveram a oportunidade de resolver pendências e sair com a consciência leve. “Em nossa região há muita má influência. Quando ele falou sobre a história dele e problemas que ele enfrentou, acabou despertando a atenção de todos”, complementa.
A diretora da escola, Nilza Maria Nones, deixa seu agradecimento a todos os envolvidos no projeto. “A escola está sempre em busca de resgatar o que a sociedade ou a família muitas vezes não conseguem fazer. Das 500 ou 300 pessoas que assistiram, se uma mudar de atitude já estamos ganhando, pois conseguimos alcançar alguém”, explica.
Segundo ela, falar de drogas é algo polêmico e Bill conseguiu ir além, fazendo algo provocativo e, ao mesmo tempo, corajoso. “Quando ele fala sobre os riscos, não está falando dos outros, mas sim dele. O testemunho convence muitas pessoas a seguir suas orientações. Este é o ponto mais forte da palestra: é algo que ele viveu, conseguiu se livrar e quer evitar que outras pessoas passem pela mesma situação”, complementa a diretora. 
Para finalizar a palestra, Bill convida a todos os presentes para que façam uma oração, que diz “(…) Hoje eu quero abrir a porta da minha casa, pedir que o Senhor entre nela. Te agradeço pelo amor que tem me dado todos os dias, pois sempre me amou primeiro. Preciso deste amor verdadeiro, que só encontro no Pai e foi relevado na vida do filho”.
 
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.