19.9 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Apae: muito além da educação

Data:

Apae: muito além da educação
Entidade desenvolve ações com o apoio de grupos e da comunidade visando integrar a todos em um obj …

Clarice Graupe Daronco / JMV [email protected]

Foto: FOTOS/APAE

 

TIMBÓ – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timbó já está em clima de final de ano. Segundo informações da diretora da entidade, Maria Ana Weiss, os 154 alunos estão se preparando para comemorar o Natal através da produção de peças artesanais temáticas e do ensaio do Presépio Vivo, que apresenta o nascimento do menino Jesus. A apresentação que será feita pelos próprios alunos, funcionários, pais e voluntários, acontecerá no dia 15 de dezembro, às 19h30min, na sede da Escola.
Ao falar sobre o artesanato, Maria Ana explica que as peças são produzidas durante todo o ano, focando datas alusivas como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal, Dia das Crianças, entre outros, e colocadas à venda no bazar de produtos, que conta com outras opções de artigos. “Temos no bazar diversos produtos que são de doação da comunidade, como, eletrônicos, artigos de natal, trajes novos e usados, artigos para decoração (luzes de emergência, lustres, enfeites de natal, artesanato e outros) e vendemos para arrecadar recursos que serão utilizados no Natal dos alunos”, observa a diretora ao informar que o bazar acontece de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h e das 14h às 16h30min, junto a Escola.
Segundo Maria Ana, quem tiver interesse basta entrar em contato com a secretaria através do telefone (47) 3382 0535 e agendar. “Também comercializamos peças artesanais nas cidades de Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho”, observa a diretora. 
Maria Ana lembra que está sendo preparado o Natal dos alunos da Apae. Segundo ela, a escola conta com o apoio do Grupo de Senhoras Apaianas que se reúnem na entidade toda primeira segunda-feira do mês. Também tem o Grupo de Mães que se reúnem duas vezes por mês, às quartas-feiras e que estão sempre empenhadas em auxiliar nas realizações dos eventos para os alunos. “A comunidade também é muito participativa quando da realização das feiras, cujos recursos são destinados para esses eventos e em especial a direção da Cacau Show que sempre está presente junto à Apae”, destaca a diretora ao lembrar ainda do grupo de voluntários que se reúnem todas as quartas-feiras, nos dois períodos letivos há mais de oito anos. “Eles trazem para os alunos uma mensagem religiosa, social e ainda de integração envolvendo os alunos”, comenta ela.
De acordo com a professora, neste mês a Escola também recebeu a visita de um grupo de alunos e professores da Escola de Educação Básica Professor Juvenal Cardoso Zanella, do bairro das Capitais, que realizou a arrecadação de valores entre eles na ordem de R$ 115,45 e vieram entregar à direção da Apae além de participarem de ações de inclusão.  

- Publicidade -

Arte e vida

A Apae de Timbó participou do 10º Festival Regional Nossa Arte do Médio Vale do Itajaí. O evento foi sediado pela Apae de Gaspar e contou com a participação das unidades de Apiúna, Blumenau, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode e Timbó.
 Maria Ana explica que esse evento tem por objetivo promover a arte através de exposições e apresentações em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pela atividade artística com fins educacionais e formativos.
O Festival congrega as pessoas com deficiência promovendo o intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos das artes, de modo a ressaltar as instituições que atendem esse público específico. Neste ano o Festival envolveu alunos e professores das Apaes dos municípios da região, que desfrutaram de momentos de alegria, descontração, integração e amizade.
Maria Ana relata que durante as apresentações em nenhum momento a competição foi o foco. “Todos os alunos, independente da entidade, se apresentaram como se estivessem oferecendo um presente aos seus companheiros de participação”, relata a diretora ao afirmar que os funcionários, professores e alunos analisam o evento como uma ação que distribuiu muito além de simpatia, carinho e reconhecimento pelo dever cumprido.
Maria Ana ainda aproveita para parabenizar o aluno Natanael, que conquistou o 1º lugar na categoria Dança, com a apresentação: “Vou desafiar você”. Já na categoria dança Folclórica, o grupo apresentou a “Dança do Carimbó”, conquistando o 2º lugar, e na categoria Artesanato, a aluna Caroline trouxe para Timbó o troféu de 2º lugar com o trabalho – “Presépio”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui