20.3 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Municípios realizam campanha contra o Aedes aegypti

Data:

Municípios realizam campanha contra o Aedes aegypti
Ação repassa informações para o combate ao mosquito responsável pela Dengue, a Febre Chinkungun …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTO/SMS/BN

TIMBÓ – Os municípios brasileiros, inclusive de Santa Catarina estiveram envolvidos, no sábado, dia 13 de fevereiro, em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo da ação, convocada pelo Ministério da Saúde é a de mobilizar a população para ajudar a eliminar os focos do inseto que transmite a Dengue, a Febre Chinkungunya e o Zika. Em Santa Catarina, profissionais da Saúde e do Exército foram para as ruas fazer este trabalho. 
Em Timbó, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, disponibilizou das 8 às 12h, uma equipe de profissionais da Saúde, junto a Praça do Imigrante, defronte a Thapyoka, onde foi distribuído material informativo à população e repassado orientações importantes para combater o mosquito Aedes aegypti.
No município de Benedito Novo, segundo informações do secretário de Saúde, Ronie Gilberto Loewen, no dia “D” contra o Aedes aegyti em toda Santa Catarina, o  município contou com a realização de ações de conscientização e de limpeza em vários pontos da cidade. “As 10h, do dia 13 de fevereiro, os sinos das igrejas tocaram conclamando a população a participar da mobilização contra o mosquito da Dengue”, destaca ele.
Segundo informações a Sala de Situação Estadual para o Combate ao Aedes aegypti convocou secretários municipais de Saúde do estado para que fossem promovidas ações educativas e de controle ao mosquito em todos os 295 municípios catarinenses.
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing informou em nota à imprensa estadual que a iniciativa atende a convocação do Governo Federal para adesão à mobilização nacional.
Segundo ele, foi solicitado aos municípios que, neste Dia D, realizassem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo.
A orientação é de que as pessoas limpem calhas, retirem entulhos e lixo, removam  recipientes com água parada e usem medidas de controle individual, como telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui