17.3 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Artista timboense se destaca na produção de cartoons

Data:

Artista timboense se destaca na produção de cartoons
Fafá Jaepelt tem produzido diversos materiais que fazem parte de projeto que deverá atingir escola …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Fafá Jaepelt em um momento de criação
Foto: FOTO/ARQUIVO PESSOAL
Fafá Jaepelt em um momento de criação

TIMBÓ – Você sabe o que é cartunismo? “Cartunista é o desenhista profissional que produz cartuns (cartoons). O cartum é um desenho humorístico que sintetiza características e aspectos sociais e cotidianos e os analisa criticamente, porém com caráter leve e descontraído”. Com essa frase uma importante profissional desta área,  Fátima Jaepelt, fala sobre o cartunismo e sobre o seu trabalho. Segundo Fátima, mas conhecida como Fafá, o cartunista, na maioria das vezes, reproduz estereótipos, acontecimentos comuns, tipos sociais e cenas cotidianas, expressando sua opinião de forma humorística. É muito comum, atualmente, o termo cartunista ser utilizado para designar desenhistas de histórias em quadrinhos em geral (não apenas os humorísticos) e de mangás (histórias em quadrinhos japonesas).
Fafá Jaepelt, que é natural do Recife, mas está há 23 anos em Timbó, começou aos 17 anos a produzir cartoons de humor de política e depois passou a dedicar-se a desenhos infantins. “Comecei muito cedo a trabalhar com cartuns e tirinhas de humor, no caderno infantil do Diário de Pernambuco, de Recife, minha cidade natal. E sempre colaborei com jornais, revistas, fanzines e outras publicações”, conta ela que está com vários projetos em andamento.
Recentemente, ela concluiu uma história em quadrinhos para uma coletânea norte-americana de quadrinhos independentes que deve ser lançada no primeiro semestre de 2017. “Também participei de um fanzine online mexicano – feito exclusivamente para download (“Fanzine para Colorear”) e para o público infantil se divertir colorindo os desenhos. É um projeto que visa chegar à escolas do mundo todo.  Um livro de contos ilustrados. Projeto para duas tirinhas numa linha que pretende abordar temas ecológicos e de comportamento destrutivo do ser humano com a natureza e uma tirinha tratando de inclusão social, bullying e temas relacionados”, explica a artista que gosta de trabalhar com muitas cores.
De acordo com Fafá, seguindo uma tendência que verificou-se em alguns trabalhos norte-americanos e europeus, também está juntando materiais e referências para um álbum ou livro com toques autobiográficos, sobre épocas e acontecimentos variados . “Além de estarmos com umas ideias e projetos junto a uma revista da região”, adianta a artista.
Ela comenta que dando prosseguimento aos títulos lançados durante o  1º Catarina Comix Festival, realizado junto a Feira do Livro, no mês de junho, estão sendo enviadas as publicações independentes para diversas feiras de fanzines, como o San Diego Zine Fest (USA), Comic Garten Leipzig (Alemanha), CPH Zine Fest (Dinamarca). “Só para citar alguns – fora os intercâmbios postais com autores independentes do Brasil e exterior, que é uma prática bem antiga, lá dos anos 80”, explica a artista que tem o dom de transformar pequenas linhas em lindas imagens.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui