17 C
Timbó
sexta-feira, 23 de maio de 2025

Lojas Hardt está há 96 anos junto as famílias da região

Data:

Lojas Hardt está há 96 anos junto as famílias da região
Empresa familiar, que iniciou em 1921, conta hoje com lojas em Indaial, Timbó e Blumenau …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTO/JANAINA POSSAMAI/JMV

 

INDAIAL – As Lojas Hardt de Indaial, Timbó e Blumenau completam neste ano de 2017, 96 anos de história junto a comunidade do Médio Vale do Itajaí. Em entrevista à redação do JMV, o sócio gerente, Frederico Hardt, mais conhecido como Lico Hardt falou um pouco da história da Loja e as conquistas destes 96 anos. 
Bem atender, oferecer produtos de qualidade e sempre com inovações. Este tem sido o lema da família Hardt desde 1921, quando começou a escrever a sua história na comunidade indaialense. Segundo dados históricos, repassados pela direção das lojas Hardt, em 1921 iniciaram as atividades da Firma Frederico Hardt, na localidade de Caminho das Areias, em Indaial, com a produção e comercialização de queijos. Na época Frederico Hardt tinha regressado da Europa, onde estudou a produção do laticínio e trouxe para Indaial a tecnologia e as técnicas de produção trabalhadas na Alemanha. 
Lico Hardt, conta que a fábrica, de seu avô, foi pioneira na produção de queijo em Santa Catarina, chegando a vender, inclusive para outros estados. “Na época, Florianópolis chegou a consumir 80% da produção. O abastecimento era feito através de um caminhão que ia semanalmente à capital catarinense”, lembra Lico. Em 1948, sob a direção de Jorge Hardt, filho de Frederico e pai de Lico, foi inaugurado um novo prédio onde eram comercializados gêneros alimentícios, ferragens, louças, tecidos e confecções. Este prédio, atualmente, abriga a Hardt Confecções.
Foi em 1972 que a terceira geração da família Hardt assume a direção dos negócios. Na época, Lico e sua irmã Illona assumem a diretoria. Dois anos depois, inicia-se a comercialização de móveis e eletrodomésticos em área anexa a fábrica. Na ocasião a empresa tinha 25 colaboradores.
Lico destaca que em junho de 1979, encerraram as atividades da fábrica de laticínios, quando na oportunidade parte dos equipamentos foram doados ao museu Doutor Blumenau. “E o local, onde a empresa estava implantada, foi utilizado para a expansão dos negócios no varejo. Desde lá a loja vem ampliando suas instalações e aumentando o número de produtos ofertados aos seus clientes”, observa o proprietário.
Atualmente a quarta geração trabalha na manutenção e prosperidade das lojas instaladas em Indaial, Timbó e Blumenau. Dos quatro filhos de Lico, três atuam na empresa. O filho mais velho, Dênis é o responsável pela área de esportes nas lojas de Timbó, Blumenau e Indaial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.