Unidade de Saúde realiza palestra sobre alimentação saudável
CONSCIENTIZAÇÃO: Participantes puderam conferir como uma alimentação saudável contribui para a …
Cleiton Baumann
INDAIAL – A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Essa preocupação levou a Unidade de Saúde da Família Albert Sabin, do bairro Encano do Norte, em Indaial, a realizar uma palestra sobre “Alimentação saudável”.
A palestra aconteceu na segunda semana de novembro e contou com a participação da proprietária da loja de produtos naturais “Vida e Saúde”, Arlete Santana, que observou que a melhor cura para as doenças, como diabete, hipertensão, entre outros é a prevenção. “A bíblia diz: Tudo pode, mas nem tudo convém”. Arlete destaca que as pessoas que fazem uma alimentação saudável, vivem com mais alegria.
Algumas dicas sobre a alimentação saudável: procure fazer três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). É recomendável, além dessas refeições, fazer dois lanches saudáveis. Tente incluir cereais nas suas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e ais alimentos na sua forma natural. Nas refeições diárias procure incluir pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Reduza a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Beba pelo menos dois litros de água por dia (6 a 8 copos).
Arlete afirma que uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento. “Alimentação saudável promove saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida”.




