quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
23.6 C
Timbó
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Unidades de Educação voltam às atividades em regime de plantão

Data:

Unidades de Educação voltam às atividades em regime de plantão
RETORNO: Após período de recesso, serviço retoma o atendimento em horário especial, tudo para at …

Cleiton Baumann

INDAIAL – A maioria das unidades de educação infantil, no município de Indaial, retorna seus atendimentos no próximo dia 13 de janeiro. Este serviço acontecerá em regime de plantão para as crianças já atendidas na rede de ensino municipal, cujas inscrições foram efetivadas no final do ano letivo de 2009, pelas famílias interessadas. Já o atendimento normal, para todas as crianças de zero a cinco anos, será retomado no dia 1º de fevereiro de 2010.
Segundo a secretária de Educação, Silvana Góes da Costa, a abertura de algumas Unidades de Educação Infantil, para o atendimento em regime de plantão, vêm de encontro à necessidade de um grande número de famílias não ter com quem ou onde deixar a criança, neste período de retorno as atividades, após o recesso de final de ano. Na atualidade, a maioria dos pais e das mães trabalha fora e se vêem desafiados a deixar seus filhos sob os cuidados de outras pessoas.
Por este motivo, as crianças começam a frequentar a escola bem cedo, às vezes, antes dos primeiros anos de vida. Cada criança é única e nas primeiras semanas, no período de adaptação, elas reagem e se comportam de maneiras distintas umas das outras e necessitam de uma atenção especial. O ingresso ou retorno à escola depois de um período de férias requer, tanto dos pais quanto dos educadores, uma dose de carinho e paciência a mais com as crianças.
É importante conversar com elas sobre a Unidade, explicando que ele terá novos amigos e aprenderá muitas brincadeiras, respeitar seus sentimentos e, sobretudo, transmitir-lhe segurança e confiança. Qualquer dúvida que os pais tenham sobre o funcionamento da Unidade, referente ao comportamento da criança, neste período que ela permanece no estabelecimento, eles devem dirigir-se à coordenadora ou às educadoras que são profissionais competentes e habilitadas para auxiliá-los nesta tarefa tão importante que é a educação.
A criança, a partir da mais tenra idade, é um ser humano completo. Está em desenvolvimento, mas não significa que virá a ser alguém – ela já é. Tem necessidades e capacidades próprias, que devem ser respeitadas e desenvolvidas a cada fase da vida. O aprendizado deve ser entendido como um processo cujo protagonista é a própria criança. A brincadeira, o movimento, os livros, os desenhos, a conversa e a música são vivências ricas que devem ser valorizadas, respeitando a diversidade cultural do grupo. Ao mesmo tempo, ações rotineiras como comer e escovar os dentes, devem ser reconhecidas no seu valor educativo.
“Neste sentido, as Unidades de Educação Infantil do nosso município constituem um espaço privilegiado de desenvolvimento para estas crianças – unindo o cuidar ao educar. Além disso, oferecemos uma merenda com qualidade, seguindo um cardápio balanceado, elaborado e acompanhado por uma nutricionista”, afirma a secretária. Silvana observa que neste ano de 2010, o município estará trabalhando com 19 unidades de Educação Infantil e uma sala de Educação Infantil, que está instalada junto a Escola de Ensino Fundamental Prefeito Marcus Rauh.
“Desta forma será possível atender aproximadamente 2.700 crianças de zero a cinco anos”, frisa a secretária ao afirmar que estão sendo viabilizados novos projetos que visam a implantação de mais Unidades de Educação Infantil, setor que é uma das prioridades do prefeito Serginho.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.