Paisagens bucólicas emolduram a cidade de Indaial
Quem gosta de paisagens bucólicas, casas antigas, animais soltos em seu habitat natural e muito ar …
Cleiton Baumann
Liliani Bento
INDAIAL – Quem gosta de paisagens bucólicas, casas antigas, animais soltos em seu habitat natural e muito ar puro, deve conhecer Indaial. Uma cidade pequena, aconchegante e de um povo muito simpático e hospitaleiro. Indaial possui um excelente potencial turístico, pois, a natureza foi pródiga em oferecer muitas áreas verdes escondendo ribeirões pedregosos banhados por águas cristalinas. O turista pode visitar a histórica ponte dos arcos, apreciar as maravilhosas vitórias-régias, as casas de arquitetura enxaimel, o bosque e jardim florido da casa da cultura e os passeios pela zona rural do município, onde ainda pode-se avistar os traços culturais dos colonizadores.
Não se contente em conhecer apenas o centro, que conta com um comércio forte e bem diversificado e com belezas arquitetônicas, tanto de edificações quanto de suas pontes, mas visite o interior, onde estão as relíquias da natureza e da arquitetura. Um dos lugares mais interessantes para se conhecer é o bairro Warnow, distante cerca de 15 quilômetros da área central, onde em boa parte não tem sinal para celular, mas de uma beleza rara.
O local é um dos preferidos dos ciclistas que, se exercitam pedalando nas ruas planas do bairro enquanto ficam fascinados com a natureza. Entre os muitos lugares interessantes de serem conhecidos, como as igrejas em estilo enxaimel e um conjunto de casas do século XIX, há também o Sítio Serelepe, um lugar aprazível para se passar um final de semana em total sintonia com a natureza.
Outra peculiaridade do Warnow é o estilo de interior mesmo. Basta parar numa mercearia ou qualquer outro pequeno comércio e dedicar alguns minutos de prosa com um dos moradores para conhecer histórias fascinantes e também um amor incondicional pelo local. Tem gente que nasceu há 40 ou 50 anos e nunca morou em outro lugar que não fosse o Warnow. Um dos moradores lamenta que a violência já esteja chegando também ao bairro. “Hoje precisamos fechar a casa, até bem pouco atrás podíamos deixar janelas e portas abertas enquanto saíamos para fazer compras ou tomar um café com o vizinho”, fala João da Silva, 65 anos.
Os moradores de Indaial vivem em casas cercadas de flores, ostentando jardins multicoloridos. A cidade apresenta ruas largas, muito limpas, jardins floridos e sempre muito bem cuidados. Ainda há poucos prédios altos e cerca de 20% de sua população mora na zona rural.




