Reunião define ações para conclusão de UTI no Beatriz Ramos
A conclusão da Unidade de Terapia Intensiva ? UTI do Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, teve novid …
Cleiton Baumann
INDAIAL – A conclusão da Unidade de Terapia Intensiva – UTI do Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, teve novidades nesta semana, quando uma comitiva de indaialenses, liderada pelo prefeito Sérgio Almir dos Santos (Serginho) e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó, estiveram em audiência com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Emília Bonfá Zanoto. A reunião aconteceu em Florianópolis, a fim de tratar a finalização dos dez leitos da UTI do Hospital, quando ficou acertado que será feito um levantamento das necessidades junto ao hospital para então concluir a obra.
Serginho afirma que é muito importante a implantação da UTI no Hospital, pois somente assim será possível oferecer suporte avançado de vida a pacientes agudamente doentes que, porventura, possuam ter chances de sobreviver. As obras da UTI tiveram início em 2006, sendo que atualmente o prédio está pronto, mas para dar continuidade a implantação da UTI, ainda falta a aprovação do projeto arquitetônico junto a Vigilância Sanitária, e também a liberação do restante dos recursos para a conclusão da obra.
A direção do Hospital ressalta que a UTI – com capacidade de dez leitos -, após estar implantada, irá atender a população de Indaial e de toda a região do Médio Vale. Após concluir toda a instalação da UTI e definir a sua operacionalidade, a Unidade irá suprir uma demanda de pacientes da cidade e região, eliminando a carência de leitos, e propiciando que o Hospital Beatriz Ramos evolua para atendimentos de alta complexidade. Hoje o Hospital realiza, por mês, 450 internações, 3.300 atendimentos de pronto socorro, 440 atendimentos ambulatoriais e 890 exames de raios-X de pacientes externos.
Já segundo o gerente regional de Saúde, Flávio Betti, o custo da finalização da obra deve girar em torno de R$ 900 mil, incluindo a compra dos equipamentos complementares. “O governo do Estado já liberou R$ 1.040.000,00 (um milhão e quarenta mil reais) para a construção, adequação do prédio e compra de equipamentos”, destaca. Também esteve presente na reunião o deputado estadual Gilmar Knaesel; Sérgio Almir dos Santos; o presidente do Hospital Beatriz Ramos, Vilmar Gaio; o secretário de Saúde de Indaial, Enilson de Freitas; os vereadores Remir José de Faveri e Antonio Carlos Fink, e a equipe de engenharia encarregada pelo projeto da UTI no Hospital.




