Estado fiscaliza estrutura da Assistência Social de Indaial
FISCALIZAÇÃO: Equipe analisou os serviços voltados à promoção de atenção socioassistencial ? …
Cleiton Baumann
INDAIAL – Analisar a regularidade do município de Indaial, no que se refere aos serviços de proteção social especial foi o objetivo da visita, realizada no último dia 28 de janeiro, por três técnicas da Secretaria de Estado da Assistência Social à Secretaria de Assistência Social de Indaial.
Segundo a secretária de Assistência Social do município, Arlete Polidoro, os serviços analisados são destinados a prover atenções socioassistenciais à famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, vínculos familiares e comunitários rompidos com necessidade de abrigamento, entre outras.
Atualmente o município desenvolve os serviços de Proteção Social Especial junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, cuja sede localiza-se junto à estrutura física da Secretaria de Assistência Social. Arlete observa que um dos principais motivos da visita se deu ao fato de que até o ano de 2009, a Secretaria não possuía um espaço físico exclusivo ao Creas dentro de sua estrutura física, onde toda a população utilizava uma mesma porta de entrada que a dos serviços de Proteção Social Básica.
A secretária explica que na visita, as técnicas da Secretaria de Estado puderam comprovar que foi realizada toda a adequação do espaço, sendo que atualmente o Creas possui uma porta de entrada exclusiva aos seus serviços, com placas de identificação dentro e fora da Secretaria, bem como espaços internos definidos, dentre os quais pode-se citar as salas de atendimentos individuais e coletivos com grupos de famílias e adolescentes, e salas devidamente equipadas para atividades técnicas.
Outro motivo da visita in loco foi quanto ao quadro de profissionais essenciais que devem compor o Creas, formado por assistentes sociais, psicólogos, coordenação e advogado, sendo comprovada a regularidade do município também com relação a esta questão. “Todos os profissionais dos serviços de média e alta complexidade tiveram a oportunidade de se apresentarem, relatando suas atividades, recebendo orientações sobre os serviços, dirimindo dúvidas e socializando experiências e estratégias de intervenção com o público atendido”, observa a secretária.
Desta forma, segundo Arlete, foi comprovada a regularidade dos serviços de Proteção Social Especial em Indaial, e o município fica habilitado para a ampliação dos recursos estaduais destinados aos serviços referenciados. Ao finalizar a fiscalização, as técnicas da Secretaria de Estado parabenizaram o município pelas providências tomadas, bem como à equipe técnica, pelo trabalho realizado até o momento.




