sábado, 21 de fevereiro de 2026
22.5 C
Timbó
sábado, 21 de fevereiro de 2026

Cooperativa Agro-arte se mobiliza para participar do 5º Salão do Turismo

Data:

Cooperativa Agro-arte se mobiliza para participar do 5º Salão do Turismo
TURISMO: Cooperados temtam participar pela terceira vez do evento divulgando a atividade agroindustr …

Cleiton Baumann

TATIANA MILANI/JMV
[email protected]

INDAIAL – Demonstrar o que Indaial e região produzem de iguarias dentro da atividade agroindustrial familiar e também do artesanato, estão entre os objetivos da Cooperativa da Agroindústria Familiar e do Artesanato do Vale Europeu – Agro-arte, ao participar pela terceira vez do Salão do Turismo, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo. Para que esta participação seja possível, a Agro-arte já encaminhou sua solicitação de interesse em fazer parte da 5ª edição do evento nacional, e aguarda apenas a confirmação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, um dos organizadores do evento, para antes do evento, receber uma capacitação em Brasília.
“Estamos aguardando esta confirmação, já que o Ministério seleciona apenas 30 projetos em todo o país, para então participarmos de uma capacitação em Brasília, quando todos os expositores receberão informações e instruções, desde como preparar as mercadorias que serão expostas até como melhor atender as pessoas”, informa o presidente da Agro-arte, Adalberto Lorenz. Ele destaca que dentro do Salão do Turismo há um espaço destinado à agricultura familiar nacional, sendo que em cinco edições, a cidade de Indaial, representada pela Cooperativa, já participou duas vezes, com excelentes resultados.
“Ainda não sabemos se vamos participar novamente, mas estamos confiantes nisso, pois a cada edição do evento nacional, ficamos mais conhecidos e isso incrementa e fomenta nossa atividade, hoje envolvendo cerca de 26  cooperados em Indaial e região”, acrescenta Lorenz. A Cooperativa Agro-arte foi criada no dia 13 de abril de 2004, por produtores que atuam na agricultura familiar e agroindústria urbana de Indaial e região. Entre os itens que são produzidos pelos cooperados estão bolachas, geleias, panifícios em geral, conservas, compotas, melado, açúcar mascavo, cachaça artesanal, entre outros.
Lorenz destaca que todos os produtos possuem características tradicionais das famílias produtoras, com receitas oriundas das vovós, ou seja, segredos que acompanham várias gerações. “Nossos produtos são artesanais e não possuem componentes químicos e nem conservantes”, reforça. Quanto à comercialização dos mesmos, Lorenz informa que tudo é feito diretamente ao consumidor por cada cooperado, ou ainda em mercados e mercearias de Indaial e região, sendo que a Agro-arte serve apenas como respaldo legal e técnico para aprimoramento de seus cooperados. “Além destas opções, também participamos todas as sextas-feiras, da Feira Livre Municipal de Indaial, onde comercializamos alguns de nossos produtos.
Para encerrar, Adalberto Lorenz destaca um dos principais anseios da Cooperativa, ao citar que a entidade ainda não possui uma sede própria para vendas, fomento dos negócios e administração para os próprios associados, que poderia acontecer de forma integral. “Enfrentamos muitas dificuldades em relação à falta de apoio público, já que poderiam auxiliar mais na manutenção da entidade e na formulação de eventos que incrementem as vendas aos cooperados”, enaltece. Ele lembra que nos próximos dias 6 e 7 de março, a Agro-arte participará da Feira de Aroma, Sabor e Arte do Vale Europeu, que acontecerá no Pavilhão Henry Paul, Centro de Timbó.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.