Cartórios Eleitorais estão atendendo em horário especial
CIDADANIA: Prazo para fazer a inscrição, transferência ou a alteração dos dados cadastrais do t …

TIMBÓ – Os cartórios eleitorais da região do Médio Vale ampliaram seus horários para atender os eleitores que ainda não fizeram a inscrição do título de eleitor (primeiro título), transferência ou alteração dos dados cadastrais, para votar nas eleições do dia 3 de outubro.
Normalmente, os Cartórios Eleitorais prestam atendimento ao público das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Porém, desde ontem, dia 26, até o dia 30 de abril, a 32ª Zona Eleitoral de Timbó, que atende também os municípios de Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho, assim como a 15ª Zona Eleitoral de Indaial, que atende os municípios de Indaial, Rodeio, Apiúna e Ascurra, e a 55ª Zona Eleitoral de Pomerode estão atendendo no horário das 11 às 19 horas.
Em maio, nos dias 1º (feriado), e 2 (domingo) haverá expediente nos cartórios eleitorais no horário das 14 às 18 horas, exceto na cidade de Pomerode. Nos dias 3, 4 e 5 – data do encerramento do prazo, o horário de atendimento será estendido das 8 às 19 horas em toda a região. Após esta data, o eleitor só poderá fazer o título novamente, ou a transferência do mesmo, após o segundo turno das eleições. Apenas a segunda via do título pode ser requerida até o dia 23 de setembro.
Os documentos solicitados para quem deseja fazer a inscrição do título são: xerox do comprovante de residência atual e documento de identificação com foto (Carteira de Identidade ou Carteira Profissional). Para requerer a transferência, o eleitor deve apresentar além destes documentos, o título antigo e residir no novo município a pelo menos três meses. Eleitores do sexo masculino, maiores de dezoito anos, que vão fazer a primeira inscrição devem levar também o certificado de alistamento militar. Para os portadores de necessidades especiais e idosos, que querem fazer a solicitação de seção eleitoral especial, não é exigido nenhum documento, apenas a presença do requerente.
Os eleitores que não votaram nem justificaram em algum turno eleitoral, estão sujeitos ao pagamento de multas. As guias são emitidas pela própria Zona Eleitoral em que a regularização do título é requerida.
Na cidade de Timbó, o cartório eleitoral da 32ª Zona Eleitoral, está localizada na avenida Getúlio Vargas, Centro, nas dependências do Fórum. Já o Cartório da 15ª Zona Eleitoral de Indaial, está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 35, Edifício Menke, loja 10, Centro. Em Pomerode, os eleitores podem procurar o Cartório Eleitoral, localizado na Rua XV de Novembro 700, junto ao Fórum da cidade.
Cartórios de Santa Catarina registram alto índice de atendimento eleitoral
No mês de abril, os números de atendimentos eleitorais no Estado, indicam que a média diária já subiu 67% desde o início da campanha em 22 de fevereiro. Na primeira semana da campanha, de 22 a 26 de fevereiro, a média de Requerimentos de Alistamento Eleitoral (RAE) foi de 1.800 por dia, enquanto que a média deste mês, calculada até o dia 14, chegou a 3.107. Estes números refletem além da inscrição, a transferência, alteração dos dados cadastrais e segundas-vias.
Nos colégios eleitorais de Joinville, Blumenau e Florianópolis, considerado os três maiores colégios do Estado, a média diária registrada no mês de abril alcançou o índice de 283% desde o início da campanha. Os dados de abril apontam que a cidade de Joinville já registrou 1.224 atendimentos, em Florianópolis, 1.629 e em Blumenau 1.128 registros.
A média diária registrada no Estado na primeira metade de abril de 2010 é cerca de 3% menor em relação ao mesmo período do ano passado, que teve uma média de 3.197 atendimentos diários. Já o índice dos três maiores colégios eleitorais em abril deste ano é 23% maior quando comparado ao mesmo período de 2008.




