20.9 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Cuca de caramelo e sal é a melhor da cidade

Data:

Cuca de caramelo e sal é a melhor da cidade
Receita da confeiteira Graciela Duwe venceu o concurso realizado na tarde de sábado …

Foto: FOTOS/ JÉSSICA BOLSONI/PMT

TIMBÓ – “A cuca de caramelo e sal de autoria da confeiteira Graciela Duwe, segundo os jurados técnicos obteve as melhores notas praticamente em todos os quesitos, os inusitados ingredientes o doce através do caramelo e o salgado através do sal, despertaram os mais belos sentidos no júri técnico”. A informação é do diretor-presidente da Fundação Cultural de Timbó, Jorge Ferreira, ao falar da receita ganhadora do Concurso “Melhor Cuca da Cidade – Timbó 150 anos” que aconteceu no sábado, dia 6 de abril, no Pavilhão de Eventos Henry Paul.

Com relação ao concurso Ferreira explica que o objetivo da Fundação Cultural de Timbó era o de resgatar receitas de família e transformar esse rico acervo cultural gastronômico do município repassado por gerações em um livro de receitas, como um legado dos 150 anos de Timbó. “Das 19 cucas inscritas, somente 17 participaram do Concurso e destas somente cinco receitas que se mantiveram na linha tradicional como: cuca de queijo, farofa e banana. As demais receitas foram variações apresentadas no formato “cuca gourmet”, com elementos diferenciados como creme confeiteiro, maracujá, brownie, pera e bacon, entre outros recheios que não são comuns encontrar nas panificadoras ou casas de café da nossa cidade. A tradicional cuca trazida pelos nossos imigrantes alemães há 150 nos atrás, foi a cuca de farofa, agora com a facilidade de encontrar novos produtos no mercado, os sabores das cucas foram sendo inovados, até o ponto de termos neste concurso uma cuca de uva sem glúten, especialmente desenvolvida para os celíacos. Esperávamos neste concurso mais receitas tradicionais, porém todas as receitas apresentadas tem seu valor, pois vamos editar todas as receitas inscritas neste concurso em livro como legado deste evento dentro dos 150 anos da cidade”, explica ele.

- Publicidade -

De acordo com Ferreira para exercer a difícil tarefa de escolher a melhor cuca da cidade de Timbó, a Fundação Cultural convidou renomados chefes de cozinha para formar o júri técnico. “Uma linda mesa foi montada para receber as cucas e para que o grande público presente no local pudesse conhecer e apreciar as várias receitas inscritas no concurso, e o grande universo de possibilidades que uma cuca pode receber de recheios, doces ou salgados”.

O diretor-presidente da Fundação observa ainda que o evento também proporcionou à comunidade participar na escolha. Um júri popular foi formado por 44 pessoas, que puderam saborear as cucas inscritas. “O júri técnico teve a difícil tarefa de escolher entre as receitas participantes vários critérios como: Massa, recheio, equilíbrio entre massa X recheio, massa crescida, aroma, aparência, sabor, criatividade, riqueza do produto e apresentação e assim o júri técnico escolheu como 3º lugar a “cuca de banana com farofa e passas ao rum” de Ivone Klitzke, como 2ª colocada a “chocolate branco com maracujá” de Thomas Adriano Reichel, e o 1º lugar ficou com a “cuca de caramelo e sal” criada pela chef confeiteira Graciela Duwe responsável pelo espaço Chez Duwe Confeitaria, Graciela também herdou da família o prazer de trabalhar na gastronomia sendo a família Duwe muito conhecida na cidade por trabalhar na área de alimentação”.

A vencedora do concurso ressalta que sua participação no concurso aconteceu porque uma pessoa lhe marcou na divulgação do evento. “Quando vi a postagem achei super legal a ideia da Fundação em escolher a melhor cuca. Fiquei enrolando para fazer minha inscrição e no último dia coloquei a receita no papel, que até então estava apenas em minha cabeça, preenchi minha ficha de inscrição e fiquei aguardando. Fiz a nossa cuca de caramelo e flor de sal, levei para a entrega e voltei para casa. Lá pelas 17h pediram para ir ao Pavilhão e verificar quem iria ganhar. Então retornei e fomos eleitos a melhor cuca da cidade de Timbó. Fiquei super feliz com o reconhecimento”.

Festival de Cucas

de Timbó

Paralelo ao Concurso “Melhor Cuca da Cidade” foi realizado o 3º Festival de Cucas de Timbó que neste ano teve a participação da chef Fabiana Stein e da confeiteira Sonia Dalmonico que durante a preparação do evento lançaram a “Cucas das Fridas” que tem em seu recheio maçã, nata e alecrim. “Para quem não gosta de doce, foi desenvolvida a variação de uma cuca de bacon com mel e mostrada. Outra cuca especial que ficará marcada para sempre neste Festival, a “Cuca da Beti”, sim a Elisabeth Germer a nossa Beti, assim conhecida em nossa cidade e região por décadas. Ela que atravessa gerações contando o dia a dia da nossa gente, seja nas rodas de amigos ou nas páginas de jornais da cidade. Honra desde sempre as raízes timboenses a quem sempre teve abnegado carinho e respeito, Beti que veio da Mulde, e que sempre valorizou a culinária e a cultura timboense através das inúmeras publicações em sua página no jornal, retratando a riqueza gastronômica da nossa gente timboense”, relata Ferreira.

A cuca da Beti foi criada com KochKäse (queijo cozido), reconhecido no Vale Europeu como bem cultural de natureza imaterial representando a cultura alemã e um creme de vinho que representa a cultura italiana. “Na oportunidade a homenageada emocionou a todos os presentes com seu depoimento, relatando seu amor pela querida Timbó”.

O 3º Festival de Cucas de Timbó, foi brindado com a oferta de 12 cucas ao grande público, foram nove cucas gourmet e três tipos de cucas tradicionais, desenvolvidas especialmente para o Festival. Todos esses sabores foram também oferecidos em pedaços através de um café, servido no Pavilhão de Eventos, para centenas de pessoas. “O resultado deste Festival foi surpreendente e superou todas as expectativas da organização, seja na qualidade e sabores de cucas oferecidas, na quantidade de cucas comercializadas e também no grande público que mesmo com chuva prestigiou o evento. Nossa herança cultural gastronômica foi muito bem representada neste Festival, e esperamos que no próximo ano possamos contar com essa qualidade e variedade de cucas em nosso Festival”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui