24.8 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Lindolf Bell: uma história, um legado

Data:

Lindolf Bell: uma história, um legado
Feira do Livro de Timbó está com intensa programação em homenagem aos 150 anos de Timbó …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTO/ANDRÉ SCHROEDER/PILO/JMV

TIMBÓ – “Procuro a palavra, esta que me antecede, e se antecede na aurora, e na origem do homem. Procuro desenhos dentro da palavra. Sonoros desenhos, tácteis, cheiros, desencantos e sombras. Esquecidos traços. Laços. Escritos, encantos reescritos. Na área dos atritos”. Com esses versos de Lindolf Bell teve início na manhã do dia 7 de agosto a 15ª edição da Feira do Livro.

Em entrevista o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira afirma que o evento está repleto de atividades focadas em especial em homenagear os 150 anos de fundação de Timbó e destacar a importância do poeta timboense Lindolf Bell, homenageado deste ano da Feira.

- Publicidade -

Ferreira relata que a Feira teve início no dia 7 de agosto, junto ao Pavilhão de Eventos Henry Paul, oportunidade em que a Tenda Cultural estava praticamente tomada de estudantes da cidade e também das cidades vizinhas. “O primeiro dia foi bastante movimentado, assim como os demais que seguem, sendo que a Feira do Livro encerra no domingo, dia 11 de agosto”.

Dentro da programação destaque para os espetáculos que acontecem tanto na parte interna como fora do pavilhão, que estão sempre lotados de alunos e pessoas da comunidade. “É possível perceber que as crianças estão muito interessadas nos espetáculos que são realmente de muita qualidade, pois a expectativa do que está sendo apresentado está fazendo com que as crianças busquem voltar para assistir os que seguem”.

Homenagens

Outra ação de destaque foi a Noite Bell, junto á Tenda Cultural realizada no dia 7. “Evento este que contou com a apresentação dos vencedores do Concurso de Declamação, oportunidade em que todos puderam assistir a belíssima peça de teatro “Timbó dos Girassóis” coordenado pelo professor Geraldo Müller Junior com o Grupo “Emir em Cena” onde realizaram uma super homenagem ao poeta timboense Lindolf Bell”.

No dia 8 de agosto, a Feira também contou com grande público prestigiando os espetáculos e as contações de histórias que estavam programadas. O destaque do dia ficou por conta da palestra ministrada pelo paulista, poeta e jornalista Rubens Jardim, que além de amigo de Lindolf Bell foi também um dos primeiros integrantes do movimento literário criado por Bell na década de 60, em São Paulo, intitulado Catequese Poética, movimento este, que torna-o conhecido nacionalmente.

“E nada melhor alguém com tanta propriedade no assunto para ministrar uma palestra com duração de 45 minutos sobre o tema Lindolf Bell e a Catequese Poética”, destaca Ferreira ao comentar que logo após a palestra foi realizada na Arena Literária, o sarau intitulado “Um tributo à Lindolf Bell”.

“Foi um momento de expressão máxima do ofício do nosso poeta maior. O legal desse momento é que teve o “microfone aberto” e todas as pessoas que se sentiram inspiradas a declamar um poema ou realizar uma leitura tiveram a oportunidade de fazê-lo. O sarau foi coordenado pelo poeta Marcelo Steil, de Blumenau, também amigo de Lindolf Bell”.

Ferreira afirma que a Feira está correndo dentro do programado, inclusive muitos são os elogios que estão sendo repassados aos organizadores, pela qualidade e porte do evento.

Programação para

todos os gostos

A programação segue até domingo, dia 11, com diversas atrações que vão desde leitura, informação e conhecimento, além de teatro, contação de histórias, apresentações culturais e os melhores títulos da literatura disponíveis a todas as idades.

Para hoje, dia 9 de agosto, a programação conta com espetáculos, contações de histórias, 3º Concurso de Soletração, Sopa de Letrinhas com apresentação do Coral da Fundação de Cultura e Turismo (FCTT); Academia de Letras do Brasil Seccional Timbó, com a posse dos novos imortais e Musicarte Show.

Para amanhã, dia 10, a programação terá: Festival da Canção de Timbó, aulão de zumba e Concurso de Cosplay.

Já no domingo, dia 11, a programação contará com apresentação de danças com: Grupo Baile Comigo, Volkstanzgruppe Blauer Berg Infanto Juvenil e Adulto, Grupo Elite 07, Grupo de Dança Andreia Mendes da FCTT, Carlos Lima Stúdio de Dança, Projeto Dança nos Bairros da FCTT e Grupo de Danças 100% Livre – Rodeio. Ainda dentro da programação terá apresentação de música dos alunos de violão e técnica vocal da FCTT e Grupo Docemente.

Ainda para o final de semana destaque para o 4º Catarina Comix Festival com HQs, mangás, quadrinhos alternativos, independentes, fanzines, artes ligadas à HQ e oficinas. No sábado e domingo terá Timbó Games no Espaço Multicultural; troca-troca de livros; lançamentos de livros, sessões de autógrafos, exposições fotográficas e de gibis.

O horário de funcionamento da Feira será hoje, dia 9 de agost,o das 8 às 22h; amanhã, dia 10 das 9 às 22h e domingo, dia 11, das 10, às 19h com entrada gratuita.

De acordo com Ferreira a Feira do Livro é uma realização da Fundação de Cultura e Turismo em parceria com as demais secretárias e autarquias da Prefeitura Municipal.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui