Germano Brandes trabalha a educação e o social em conjunto
Durante o ano diversos projetos foram desenvolvidos pelos mais de 740 alunos da Escola …
CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – A escola assume compromisso com a construção da cidadania, através de uma prática que retrate a realidade social, compreendendo os direitos e responsabilidades na vida social e coletiva, num princípio de participação política. Com este pensamento a Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior desenvolveu ao longo do ano diversos projetos educativos e sociais com seus alunos.
De acordo com a assistente técnico pedagógico da escola, Sidineidi Simone Starke Steiner vivemos em um país onde convivem diferentes pessoas, raças, crenças, ideais e costumes. É o respeito à diversidade que o torna especial e cada um de nós tão únicos. ?O trabalho da escola aliado a parcerias contribuem para a formação de cidadãos conscientes do impacto de suas ações no meio em que habitam e nas pessoas com as quais convivem?, observa ela ao explicar que os projetos realizados na escola propiciam um olhar mais reflexivo sobre os temas abordados, com âmbito a um contexto maior, pois as vivências práticas na escola e família refletem na sociedade.
Entre os projetos destaque para as homenagens realizadas na escola, passeios de estudo ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, estudo de campo na Casan de Indaial, atividades diversificadas, apresentações de trabalhos em sala de aula, relatos de experiências, visita a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Indaial, trabalhos de grupo relativo ao trânsito, atividades com sucata, palestras (uma sobre aves e outra sobre prevenção de acidentes domésticos) e exposições de trabalhos dos alunos à comunidade.
A Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior que atualmente atende 748 alunos, do ensino Fundamental e do Médio iniciou suas atividades em 1966.  De acordo com dados históricos do educandário, repassado pela diretora, Elenise Zibell, a escola foi construída pelo Governo do Estado no ano de 1965 em terreno de 7.160 metros quadrados, no bairro das Nações, em área dada pelo indaialense Manoel Simão. A nova instituição foi inaugurada no dia 18 de julho de 1965, mas teve suas atividades iniciadas somente no dia 24 de fevereiro de 1966.
Elenise conta que a Escola tem este nome em homenagem ao seu patrono, Germano Brandes Júnior (in memorian), que foi prefeito de Indaial em duas legislaturas. Primeiramente o educandário denominou-se Grupo Escolar Prefeito Germano Brandes Júnior, atendendo somente alunos da 1ª à 4ª séries, num total de 162 alunos e apenas nove funcionários. Depois denominou-se Escola Básica Prefeito Germano Brandes Júnior  quando passou a atender também os alunos da 5ª à 8ª séries.
A partir de 2005 passou a chamar-se Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior devido ao início do Ensino Médio. O educandário atende atualmente 748 alunos entre Ensino Fundamental e Médio, nos períodos matutino, vespertino e noturno, que são atendidos por 35 funcionários.