12.2 C
Timbó
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Encontro Regional das Agricultoras

Data:

Encontro Regional das Agricultoras
Mulheres de Timbó participam em evento organizado pela Prefeitura de Doutor Pedrinho …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Epagri

TIMBÓ – “Esse evento demonstra o quanto as mulheres agricultoras se sentem valorizadas e conseguem demonstrar as mudanças que vem ocorrendo com a sua participação cada vez mais ativa nos negócios, na propriedade e na sociedade”.

Com essa frase a extensionista Social – Epagri Timbó, Kátia Marly Zimath de Mello avalia o 24º (XXIV) Encontro Regional de Agricultoras que aconteceu no dia 19 de setembro, em Doutor Pedrinho.

Segundo Kátia, Timbó esteve presente com 45 mulheres sendo que o evento contou com mais de 500 pessoas, divididas em mulheres, autoridades, técnicos, entre outros, vindos dos municípios de Apiúna, Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Timbó, Indaial, Pomerode, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Rio dos Cedros.

Na programação destaque para a palestra sobre Conquista Feminina, com Claudio Trajano M. da Silva e Mesa Redonda com agricultoras que estão à frente dos seus empreendimentos.

“Após o almoço tivemos a troca de sementes e mudas, trazidas pelas agricultoras, escolha do próximo município que sediará o evento em 2021, no caso ficou para Ilhota, apresentações culturais, café e encerramento”, relata a extensionista ao afirmar que o evento foi muito bom e todas as participantes gostaram muito.

Ao avaliar a participação das mulheres agricultoras em eventos deste porte, a profissional observa: “Todas alterações na história da mulher fizeram com que ocorressem profundas transformações psicológicas e ideológicas nas novas gerações, resultando em um ser humano mais livre, independente e autônomo, ao invés de submissa, dependente, obediente e incapaz. Diante de tantas responsabilidades, podemos dizer que as mulheres são vencedoras de grandes batalhas. Elas procuram sempre encontrar equilíbrio entre a carreira e a família, sem perder a sua feminilidade, encontrando um rumo, uma nova forma de viver, uma nova forma de transformar a sociedade e conquistar ainda mais, através de uma participação ativa na sociedade”.

Kátia afirma ainda que: “Muitas qualidades e transformações do mundo na atualidade só foram observadas depois da participação ativa da mulher que é capaz de gerenciar mais tarefas em muitos casos e faz isso com um toque feminino e também um toque de alguém que durante muito tempo não pôde mostrar o seu valor, mas que agora está com toda garra e vontade de galgar cada dia mais posições de destaque dentro da atual sociedade”.

Para finalizar a profissional destaca que as mulheres agricultoras para participar do evento regional contaram com o auxílio das prefeituras no transporte. “Foi importante também a presença dos secretários e outras lideranças municipais que puderam ver o entusiasmo e a alegria de todas as participantes, valorizando um pouco mais a agricultura em nossa região, mesmo não sendo tão expressiva, mas que agrega muito valor e grandes conquistas sociais”.

Epagri/

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.