22 C
Timbó
terça-feira, 22 de outubro de 2024

História de Timbó será traduzida para as línguas raiz

Data:

História de Timbó será traduzida para as línguas raiz
Documentário que relata um pouco da história do município foi lançado na data dos 150 anos …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Divulgação

TIMBÓ – Quem gosta de história, em especial da história do município em que vive já pode assistir o documentário dos 150 anos de Timbó. Desde o dia 12 de outubro, data de aniversário dos 150 anos de fundação do município, o documentário: Fragmentos – Timbó 150 anos está disponível para visualização nas redes sociais e no Yotube.

Curta-metragem “Fragmentos – Timbó 150 Anos” que é uma realização da Prefeitura de Timbó teve para sua concretização o aporte de várias mãos. “Assista o material que tem uma duração de 12minutos e 53 segundos e se emocione com fatos e histórias de Timbó, narrados por personagens timboenses!”, convida o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, ao adiantar que o documentário também será traduzido para italiano e alemão. “Temos um prazo de 30 a 60 dias para colocar no ar o documentário também nestas duas línguas que são duas etnias que construíram a nossa cidade e a nossa história”.

- Publicidade -

De acordo com informações do assessor de Imprensa da Prefeitura, Sócrates Prado, o documentário permeia, por meio de 12 narrações em primeira pessoa, fatos históricos e do cotidiano timboense que remontam a colonização e o desenvolvimento do município nesses 150 anos.

O curta-metragem: Fragmentos – Timbó 150 teve como espaços de gravações a Capela Sagrado Coração de Jesus, do bairro Tiroleses; o Museu do Imigrante, no Centro; o Parque Central; o Parque Gráfico do Jornal Médio Vale e o Pavilhão de Eventos Henry Paul.

As mais diversas personalidades que tem histórias para contar de Timbó, estão representadas no material pelo ex-prefeito Alidor Pieritz; a professora e esposa do bisneto do fundador da cidade, Astrit Donner; a descendente de imigrantes italianos, Selma Dallabona; a professora e historiadora Elisabeth Germer; o jornalista e empresário Evandro Loes; o advogado Hans Lorenz Júnior; o jornalista e filho do professor Gelindo Sebastião Buzzi, Homero Buzzi; o empresário e radialista Jeter Reinert Sobrinho; o ex-vice-prefeito Nilton Theilacker; a descendente de imigrantes italianos e representante do consulado italiano no Vale do Itajaí, Norma Maria Da Rui; o ex-pastor da Igreja Luterana Nelso Weingärtner e o professor e historiador Daniel Koepsel. “Essas pessoas tiveram como missão contar um pouco da história de Timbó, fragmentos de fatos cotidianos e importantes por construir Timbó como ela é”.

O documentário foi feito por uma grande e empenhada equipe: Cesar Alcantara Marquetti, responsável pela fotografi a e edição; Cleiton Basso, responsável pela locução; Daniel Koepsel, responsável pelo roteiro e pesquisa histórica; João Schweder atuou como assistente de produção; Osmar Fohlmeister, responsável pela produção artística; Renato Vieira e Rodrigo Schweigert foram responsável pelas imagens aéreas e Sócrates Prado coordenou a direção geral. A produção contou com o apoio da R2 Imagens.

A organização do material agradece à Escola Barão do Rio Branco, de Blumenau; Everton de Vargas da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó; Unidade Pré-Escolar Amor Perfeito, de Timbó.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui