sexta-feira, 19 de junho de 2026
19 C
Timbó
sexta-feira, 19 de junho de 2026

Laércio anuncia construção de Praça Central e nova ponte formando um binário de avenidas

Data:

Laércio anuncia construção de Praça Central e nova ponte formando um binário de avenidas
A construção de uma nova ponte sobre o Rio Benedito, em paralelo a atual, denominada Walter Mülle …

EVANDRO LOES/JMV

Foto: PMT

TIMBÓ – A construção de uma nova ponte sobre o Rio Benedito, em paralelo a atual, denominada Walter Müller e a abertura de novos acessos e uma nova praça central, no lugar do antigo Campo do União, formam um conjunto de medidas que o prefeito, Laércio Schuster Júnior (PP), pretende desenvolver nos próximos meses, com investimentos superiores a R$ 7 milhões. O projeto, que homenageará o empresário e líder comunitário Rolando Mueller, falecido no final de 2010, foi apresentado à comunidade, na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, às 19 horas, durante audiência pública, no auditório da prefeitura de Timbó. O Departamento Municipal de Trânsito – Demutran apresentou um amplo projeto para o trânsito.
O conjunto de obras deve mudar a face do centro da cidade, além de melhorar a fluidez do trânsito, facilitando as entradas e saídas da área central, garante o diretor do Demutran, Fabiano Adriano, afirmando que foram realizados estudos especializados para elaborar a proposta. O projeto da Praça Central, que ocupará o espaço do antigo União, já está concluído e pronto para ser licitado. O prefeito, Laércio Schuster Júnior, disse que vai aguardar apenas mais alguns dias para receber sugestões da comunidade, em novas apresentações que pretende realizar. “Nossa Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já prevê a execução e temos recursos em caixa”, disse o prefeito.
A parte mais ousada, no entanto, prevê a construção da nova ponte, abertura de acessos, implantação de ciclovias e asfaltamento de ruas. Com orçamento prévio em torno de R$ 6 milhões, Laércio conta com R$ 5 milhões oriundos de financiamento do BADESC – Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina e recursos próprios para sua execução. “A realização dessas obras não dependem de recursos, pois estes já temos assegurados”, afirmou o prefeito, acrescentando que faltam ainda liberações ambientais e desapropriações, que devem ocorrer num prazo de três meses. A intenção de Laércio é iniciar a ponte e demais obras ainda no primeiro semestre.
Também fazem parte do projeto a construção de uma praça no trecho da rua General Osório, que faz ligação entre as avenidas Getúlio Vargas e a Sete de Setembro e o atual Terminal Urbano, que será transferido junto a praça ao lado do antigo Colégio Leoberto Leal ou Centro de Educação Profissionalizantes – Cedup. A antiga instalação do educandário será licitada em forma de Parceria Público Privada – PPP, para se transformar num Centro Gastronômico, onde também funcionará a Feirinha Municipal. A praça contará com quadras de areia, pista de caminhadas, área de eventos e um novo chafariz. Canteiros de flores e arborização fazem parte dos adornos.
Na Rua Julius Jacobsen, trecho ao lado do Cine Teatro Municipal, será destinado um amplo espaço para eventos culturais e manifestações públicas. No entorno da praça, serão destinados amplos espaços para estacionamento, aumentando a capacidade em mais de 150 veículos. Também no centro serão criados espaços de estacionamento na área onde atualmente está o Terminal Urbano. O novo acesso pela ponte da Avenida Sete de Setembro terá ciclovia e calçadas que permitem a instalação de bancos com vistas para o Rio dos Cedros.

 

Trânsito

 

Além do projeto no Centro da Cidade, os representantes do Demutran fizeram uma explanação de um conjunto de ações necessárias para melhorar o fluxo de veículos na cidade. O anel viário está previsto em duas extremidades da cidade, sendo um para quem vem de Benedito Novo, Rodeio e Doutor Pedrinho e tenciona se dirigir a BR-470. Nesse caso, está prevista a construção futura da ponte que liga os bairros Dona Clara e Araponguinhas. No outro extremo, está o anel para quem vem de Pomerode e Rio dos Cedros (São Roque) com destino à BR-470. Nesse caso, seria feito a abertura de uma nova estrada em paralelo a rua Fritz Lorenz, desembocando na BR-470, como já estava previsto em anos anteriores.
A engenheira, Luciana Hartmann Junglos, disse que o projeto foi realizado pela equipe do Demutran e não se baseou em outra cidade como modelo. “Temos pessoal na casa com experiência de mais de 25 anos na cidade e conhecem a realidade local. À partir de estudos realizados por essa equipe conseguimos identificar os principais problemas e planejar soluções”, disse Luciana. Para ela, a questão do trânsito sempre exigirá novas medidas no futuro, mas as questões macro devem ser previstas com bastante antecedência, para evitar questões delicadas, como desapropriações, no futuro.

 

Estudos
O chefe do Demutran, Fabiano Adriano, disse que foram realizados levantamentos no tráfego de veículos na cidade e o projeto apresentado pelo prefeito, Laércio Schuster Júnior, é o que preenche as necessidades mais urgentes do momento. “Sabemos que o número de veículos por habitante, em  Timbó, cresce rapidamente e a tendência é continuar nesse ritmo. Com certeza essas medidas vão resolver parte do problema, mas outras ações terão que ser implementadas no futuro”, alertou. Fabiano Adriano disse estar convicto que o projeto de remodelação do Centro vai amenizar substancialmente os congestionamentos registrados atualmente.
Mais informações e a perspectiva do projeto, em vídeo, está na JMV TV: www.jmv.tv.br.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.