22 C
Timbó
terça-feira, 22 de outubro de 2024

Museu da Música realiza exposição em homenagem a Orlandino Loes

Data:

Museu da Música realiza exposição em homenagem a Orlandino Loes
A exposição ?Ele tocou o coração de Timbó? apresenta a história de um dos músicos mais influe …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: silvana stolf/JMV

TIMBÓ – Em comemoração ao Dia do Músico, na data de 22 de novembro, o Museu da Música realiza a exposição intitulada: “Ele tocou o coração de Timbó”. A exposição, que abriu na noite do dia 8 de novembro e segue para visitação até o dia 30 de novembro, é em homenagem a um dos músicos mais influentes da região, revelada através de fotos, partituras e memórias: Orlandino Loes.
Durante a abertura da exposição, a profissional do Museu da Música e responsável pela pesquisa sobre a vida e obra de Orlandino Loes, Bruna Hedler, relatou que a pesquisa teve início no dia 1º de setembro, através da coleta de depoimentos, fotos, documentos e através de um histórico escrito pelo seu filho, Evandro Loes.
Bruna explica que a pesquisa teve, por objetivo principal, contar a história de um timboense apaixonado pela música. “Seria necessária uma pesquisa mais abrangente sobre a história musical da cidade de Timbó, mas creio que, por meio do material que me foi concedido, seja possível apresentar alguns pontos referentes à importância de Orlandino Loes para o desenvolvimento musical de Timbó”, relata a jovem pesquisadora ao comentar que, além da qualidade sonora que apresentava na execução do seu saxofone, cobrava o mesmo de seus músicos, destacando, que um músico, profissional, deveria apresentar: afinação, bom ouvido e muito estudo. “Segundo os depoimentos, Orlandino aconselhava aos que não tinham habilidade de ouvido a procurar outra profissão. Resumindo, a música era sinônimo de pura perfeição, encontrada na junção de conhecimento musical e profissionalismo”, conta Bruna.
Durante a solenidade, os integrantes da Banda Musical, coordenada pelo maestro Luiz Lenzi, que estiveram presente para prestar uma linda e emocionante homenagem ao grande músico, relataram fatos importantes e curiosos de Orlandino Loes.
Lenzi afirmou que Orlandino Loes foi um dos principais nomes da música regional. Conhecido por seus arranjos inovadores e originais foi um apaixonado pelas artes musicais e dominava com maestria o saxofone, seu instrumento preferido, entre outros instrumentos de sopro. Maestro da Banda da Sociedade Recreativa e Cultural de Timbó, Orlandino foi titulado como Músico Profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil e, ainda hoje, é lembrado por sua devoção à música e suas inúmeras contribuições para o desenvolvimento dessa arte em todo o Vale do Itajaí. “Meu pai tinha um amor extraordinário pela música e, por essa razão, a minha família sente-se feliz por estar aqui neste momento. Junto com a Banda Municipal e, neste ambiente que transpira música, sentimo-nos orgulhosos por termos conhecido e feito parte da história de vida de Orlandino Loes”, afirmou Evandro Loes em nome da família. Segundo ele, seu pai era apaixonado pelo saxofone e para marcar essa exposição a sua esposa, Zenaide, e os filhos realizaram a doação do saxofone dele para o Museu da Música.
Bruna agradeceu a colaboração da família Loes, em especial a Evandro Loes, que se dedicou em escrever um texto contanto um pouco sobre a história de vida do seu pai, em especial junto à família e à Banda Municipal. Também agradeceu o empenho de Augusta Kurtz, Sergio Marconcini, Ernesto Bremer, Egnolf Theilacker e Elisabeth Germer que relataram fatos históricos sobre a vida de Orlnadino Loes.
Bruna observa que, para ela que possuía apenas informações breves, pode ser salientado o conhecimento que obteve ao longo dos depoimentos. “Foi possível conhecer Orlandino Loes não só como o músico, saxofonista que era, ou grande arranjador de diversos estilos que se destacava na região, mas também, como chefe de família, que sorria e, mesmo com um olhar, educava os filhos. Era um maestro que demonstrava respeito e amizade pelos companheiros da banda”, frisa a profissional do Museu ao demonstrar todo o seu respeito pela história de vida do músico.
Conforme Bruna, longe de uma pesquisa acadêmica, e mesmo de uma pesquisa concluída, a realização dessa exposição é algo ainda muito pequeno do muito que pode ser extraído da história de vida e arte de Orlandino Loes. Contudo, com esse levantamento inicial de informações, será possível apresentar, aos visitantes da exposição, um guia/histórico, com informações obtidas até o momento, através dos depoimentos dos amigos e do histórico escrito por Evandro Loes, “além de fotos do músico e pai de família e alguns documentos pertinentes ao seu meio musical”, adianta Bruna ao frisar que na posterioridade, a intenção será realizar um artigo que dê maior abrangência ao músico e cause uma abertura à história musical de Timbó.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui