19.6 C
Timbó
quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Pianista timboense encanta público da Sexta-Feira Cultural

Data:

Pianista timboense encanta público da Sexta-Feira Cultural
Musicista apresentou-se no encerramento do Festival Literário de Indaial …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: FOTO REX

- Publicidade -

INDAIAL – “Quem participou da Sexta-Feira Cultural da Fundação Indaialense de Cultura (FICF) no dia 25 de maio, ficou encantado com a magnífica apresentação da pianista timboense, Sandra Mohr”. Com essa frase a diretora da FIC, Siegrid Wanser Ribeiro fala do evento que foi realizado na FIC para encerrar a terceira edição do Festival Literário de Indaial. Siegrid comenta que a musicista está realizando as apresentações da sua turnê de música erudita romântica. “A abertura da turnê aconteceu no dia 20 de maio, no Café Musical do Museu da Música e agora ela apresentou-se em Indaial e seguirá para Brusque, no dia 19 de junho, sendo que no mês de setembro a pianista estará se apresentando com a turnê em diversos municípios do Rio Grande do Sul e fechará a sua turnê em Blumenau, no dia 31 de outubro”, explica a diretora.

O evento na FIC, contou primeiramente com a apresentação da Orquestra Tralalá, da Fundação, no jardim onde está sendo realizada a Exposição de Bonecas. “Foi uma apresentação muito interessante e agregou valor ao conjunto da apresentação. A pianista também é fantástica, foi muito bom que Indaial ficou dentro desse circuito de apresentações”, salientou a diretora artístico-cultural da FIC e curadora da Exposição, Marli Alves Bontempo Peixe.

Após a apresentação da Orquestra da FIC, a pianista Sandra Mohr apresentou ao público o recital que conta com a presença mais marcante do virtuosismo romântico, que abrange os principais gênios da obra pianística deste período. Visando divulgar a música erudita para piano, o repertório escolhido pela pianista foi essencialmente romântico, abrangendo desde o início deste período, representado pelo Scherzo a Capriccio de Mendelssohn, até o chamado romantismo tardio, com o vigoroso Prelúdio Op. 23 nº 5 de Rachmaninoff.

Ao falar sobre as músicas apresentadas, a pianista justifica que foi no período romântico que o piano mais se desenvolveu e adquiriu suas características atuais, permitindo aos compositores dessa era a exploração deste instrumento ao máximo. Isso proporciona ao público uma demonstração do auge da técnica pianística, contribuindo para a formação de uma sólida plateia em música erudita. “Este ano comemora-se os 150 anos de nascimento de Claude Debussy, compositor impressionista, e em sua homenagem, no programa consta uma de suas peças mais conhecidas, Clair de Lune, da Suite Bergamasque”, comentou ela.

Segundo Sandra, as peças desta turnê, que segue para Brusque, passando por vários municípios do Rio Grande do Sul e fechando com chave de ouro em Blumenau, em outubro, foram escolhidas para compor uma seleção das mais belas obras escritas para piano: Mendelssohn – Scherzo a Capriccio; Brahms – Duas Rapsódias Op. 79; Chopin – Polonaise Op. 53; Valsa Op. 42; Debussy – Clair de Lune; Rachmaninoff – Prelúdio Op. 23 nº 5 e Liszt – Valsa Mefisto nº 1.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui