Uniasselvi passa a integrar Grupo Kroton Educacional
Fundadores da instituição ganham R$ 510 milhões com sua venda …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
A aquisição efetuada pela Kroton Educacional foi anunciada através do site de Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com a nota, a Kroton adquiriu 100% do Grupo Uniasselvi, que tem 86,2 mil alunos e oferece cerca de 70 cursos de Ensino Superior e Pós-Graduação. A venda do Grupo Uniasselvi engloba as instituições de ensino Centro Universitário Leonardo da Vinci, Faculdade Metropolitana de Blumenau, Faculdade Regional de Timbó, Faculdade do Vale do Itajaí Mirim, Faculdade Metropolitana de Rio do Sul e Faculdade Metropolitana de Guaramirim. Além das faculdades também foram comercializadas todas as sociedades mantenedoras que são: Ítala Participações Ltda., Sociedade Educacional Leonardo da Vinci S.S. Ltda., Sociedade Educacional do Vale do Itajaí Mirim Ltda. (Assevim), Instituto Educacional do Alto Vale do Itajaí Ltda., Sociedade Educacional do Vale do Itapocu S.S. Ltda., Sociedade Educacional do Planalto Serrano Ltda.,Sociedade de Pós Graduação Ltda. (Uniasselvi), Sociedade Educacional do Vale do Itajaí S.S. Ltda. e Livraria e Editora LDV Ltda.
Em março deste ano, o Grupo Uniasselvi contava com cerca de 86,2 mil alunos. Os cursos nas modalidades de ensino a distância (EaD) são oferecidos para aproximadamente 73,7 mil alunos de graduação e pós-graduação por meio de 48 polos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e por meio do ensino superior presencial para cerca de 12,5 mil alunos em cursos de graduação e de pós-graduação.
Além da complementariedade que o Grupo Uniasselvi propicia à Kroton Educacional no negócio de EaD, a aquisição também promove a entrada da companhia em uma nova região de atuação no ensino superior presencial, por meio de sete unidades no estado de Santa Catarina, localizadas nos municípios de Blumenau (dois campi), Indaial, Brusque, Timbó, Rio do Sul e Guaramirim.
Em nota o presidente da Kroton Educacional, Rodrigo Galindo, afirmou que a aquisição do Grupo Uniasselvi é mais um passo importante e estratégico para a companhia, pois complementa a atuação no ensino a distância e aumenta o campo de atuação em 28 novos municípios do país. Segundo informações do vice-presidente de Finanças e responsável pela área de M&A, Frederico Abreu, ele também reforça a importância do negócio. Para ele, a transação promove um impacto muito positivo ao desempenho financeiro da Kroton, uma vez que a Uniasselvi possui alta rentabilidade, forte geração de caixa e sinergias importantes para a operação como um todo.
Com a aquisição do Grupo Uniasselvi, a Kroton Educacional passa a contar com mais de 417 mil alunos de ensino superior, reforçando a presença nacional, especialmente por meio de seus 53 campi presenciais e 447 pólos de graduação EaD credenciados pelo MEC.
A Editora e Distribuidora Educacional S.A, subsidiária integral da Kroton, pagará aos vendedores um preço de R$ 510 milhões, dos quais R$ 335 milhões foram pagos à vista no dia 28 de maio e R$ 175 milhões será pago parcelado em seis parcelas anuais e sucessivas, vencendo a primeira no dia 28 de maio de 2013 e as seguintes no mesmo dia dos anos imediatamente subsequentes. As cinco primeiras parcelas terão o valor principal de R$ 27,5 milhões e a sexta parcela terá o valor principal de R$ 37,5 milhões. As parcelas serão corrigidas anualmente pela variação do CDI. O preço de aquisição está sujeito a ajustes, bem como compensação contra perdas e passivos, conforme estabelecido no contrato.
A redação do JMV tentou entrar em contato com a família Tafner, através da assessoria de Comunicação da Uniasselvi e foi informada que em cumprimento a uma cláusula contratual os proprietários do Grupo Uniasselvi e da Kroton Educacional não se manifestaram publicamente, apenas em nota oficial no site da adquirente.
Grupo Uniasselvi
Kroton Educacional
Com presença nacional, a Kroton Educacional conta hoje com 53 campi no ensino superior, localizados em dez estados brasileiros e em 39 municípios, além de 447 pólos ativos de graduação via EAD. Em 28 de maio de 2012, atendia 411 mil alunos no ensino superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Além disso, em 31 de março de 2012, atendia cerca de 289 mil alunos na educação básica divididos entre o setor privado, com 810 escolas associadas em todos os estados do Brasil, e o setor público, com atuação em três cidades.
A companhia mantém como investimento social a Fundação Pitágoras, organização sem fins lucrativos, que viabiliza projetos educacionais em instituições públicas e privadas. O objetivo é transferir tecnologia de gestão e capacitar os profissionais para melhorar o desempenho dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental.