Sede do Corpo de Bombeiros terá nova ala
O projeto elaborado prevê um espaço de 432 metros quadrados e investimento na faixa de R$246.000,0 …
Neila Daronco/JMV
TIMBÓ– A sede do Corpo de Bombeiros Militares de Timbó terá uma nova ala em sua estrutura física. O projeto elaborado prevê um espaço de 432 metros quadrados e investimento na faixa de R$246.000,00, provenientes do Fundo de Equiparação dos Bombeiros, formado pelas taxas de vistorias recolhidas no município, que por meio de um convênio entre os Bombeiros e Prefeitura Municipal, foram destinadas a esta finalidade.
Segundo informou o comandante do Corpo Bombeiros Militares de Timbó, tenente-coronel Walter Ferreira Póvoas Junior, uma cidade polo como Timbó, há necessidade urgente de um local maior, para melhor atendimento ao público e espaços adequados para seu funcionamento, bem como para organização e manutenção de sua frota de veículos, entre eles caminhões de combate a incêndio e ambulâncias.
“No ano de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tornou-se uma organização independente, temos recursos próprios para serem geridos e batalhamos além de melhorias de recursos para atender a população, por um efetivo maior de bombeiros em nossa região de abrangência, que é Timbó, Rio dos Cedros, Indaial, Pomerode, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo e Doutor Pedrinho”, comentou o comandante da 2ª Cia de Bombeiros Militares de Timbó,ao comentar que atualmente o efetivo de Bombeiros Militares em Timbó é de 15, sendo que o ideal seriam 28 bombeiros.
O projeto para a nova ala deverá ser licitado ainda neste ano e primeiramente será realizada a parte inferior e em 2013, o seguimento da obra. O novo espaço da 2ª Cia de Bombeiros Militares terá garagem para os caminhões e ambulâncias, tendo em vista que para o 2º semestre, a 2ª Cia irá adquirir um caminhão com capacidade para 10 mil litros de água, sendo necessário assim, um espaço maior.
De acordo com o comandante Póvoas, existe a possibilidade de trazer a Defesa Civil do Município junto ao espaço dos Bombeiros, tendo em vista que os dois trabalham em conjunto, na maioria das ocorrências. “Em casos de deslizamentos, resgates ou desastres naturais, mesmo que haja a atuação da Defesa Civil o resgate é realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Mas no caso de uma família precisar de abrigo, já é função da Defesa Civil. Em muitos casos, os Bombeiros e Defesa Civil atuam juntos e estando aqui, próximos, esse trabalho seria mais rápido e a comunicação entre os órgãos, facilitada, melhorando o atendimento aos cidadãos, com pessoal capacitado para tal”,afirmou o Tenente Coronel Póvoas. Ele relata também o apoio e incentivo do prefeito Laércio Schuster Júnior nesse projeto. “Conversamos muito, eu e o prefeito Laércio para executar um trabalho melhor e essa ideia até o momento tem se mostrado ideal para a realidade de Timbó”, afirmou.
Outra ação importante no Corpo de Bombeiros é a aquisição de um chassi de caminhão ainda em 2012 para que no ano que vem, ele seja transformado em caminhão de Bombeiros, com carroceria adequada. “Devido aos recursos, temos que planejar nossas ações. Por isso essa aquisição e transformação do caminhão ocorrerá em dois momentos”, explicou o comandante.




