19.3 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Filme de animação é indicado para Festival Nacional

Data:

Filme de animação é indicado para Festival Nacional

Amanda Bittencourt

Foto: LUCIANO FUSINATO

O filme de animação “A Menina e o Velho”, realizado no município de Benedito Novo foi o único de Santa Catarina a ser indicado para participar do Curta Canedinho 2021, Festival de Cinema Infanto Juvenil de Senador Canedo em Goiás. O evento, que iniciou no dia 19, segue até o dia 25 de abril, e está sendo realizado online.

- Publicidade -

De acordo com o diretor do filme, Luciano Fusinato, a ideia surgiu a partir do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 e diante da necessidade da criação de materiais que pudessem ser processados dentro de casa. “Modelei dois pequenos bonecos e extraí medidas proporcionais a eles para confeccionar o cenário sobre uma mesa. Trinta dias se sucederam até que pudéssemos montar o set em um dos quartos da casa e abrir a câmera para os primeiros ensaios fotográficos”, lembra Luciano.

O diretor ainda conta que tudo foi feito à mão, sendo utilizados materiais como porcelana, cetim, EVA, algodão e madeira para os bonecos, papelão e tecido para cenários, e lâmpadas comuns para o set, por exemplo.

Logo em seguida, já foi dado início às filmagens, que foram realizadas ao longo de dois meses.

O filme foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura, sendo possível cobrir custos adicionais de produção como a criação de trilha sonora original, gravação em estúdio e compra de materiais técnicos para suportar a pós-produção do filme.

Segundo Fusinato, a inscrição deste e outros filmes em festivais de cinema é uma prática comum, pois é uma forma de expandir o alcance da obra em nível nacional.

É possível assistir ao filme diretamente no site do www.curtacanedo.com.br (escaneie o QR Code) e votar no filme na aba de votação, selecionando a produção escolhida e clicando no final da página no troféu.

O filme é mantido disponível também no canal no YouTube Luciano Fusinato


A história

A Menina e o Velho é uma obra que relaciona o fio de um varal a uma linha imaginária que divide e marca as relações humanas. Um filme para lembrar que a poesia é remédio para dias difíceis e néctar para os fáceis.

Segundo Fusinato, é contada a história de uma criança que tem sua vida alterada bruscamente pela doença da sua mãe, quando ela passa a ter muitas tarefas diárias. Em um dado momento, quando estava indo ao supermercado, é chamada por um velho que solicita sua ajuda para que leve compras até ele. Eles trocam mercadorias por um varal montado numa roldana que termina por transportar poesias escritas dentro de saquinhos coloridos, dando um novo horizonte para aquele momento e sobre a vida.


Diretor

Luciano Fusinato reside em Benedito Novo e trabalha com produção cultural desde o ano 2000. Para o cinema realizou a edição dos filmes Licença Poética, Anas, Tempos de Batata Doce, Nem Faz Tanto Tempo Assim, todos curtas-metragens de Ilaine Melo, da CUP Filmes, que produziu e roteirizou “A Menina e o Velho”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui