Exposição no Museu do Imigrante
…
Clarice Graupe Daronco

“Para mim a arte é transformação, transcender. É liberdade que possibilita diferentes leituras da realidade e expressão, ou seja, a arte contribui para o mundo ampliando o universo do ser. Registra o momento presente – história, estética e cultura. Projeta a vida”. Com essas palavras a artista plástica timboense, Ornella Jacobsen, fala sobre a importância da arte na vida das pessoas.
As obras da artista produzidas em óleo sobre tela, compostas por cores vibrantes, formas e contrastes, estão em Exposição junto à Galeria Max Hartmann no Museu do Imigrante de Timbó.
Segundo informações da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó que coordena os museus do município, a Exposição intitulada de “Exposição FluorEssência”, que abriu dia 13 de novembro segue até o dia 19 de dezembro, com visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30min às 11h30min e de 13h30min às 17h30min. O Museu está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 211, no Centro de Timbó e a entrada tem o valor de R$ 2,00 para estudantes é metade e idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.
Ornella destaca que o nome da exposição é uma mistura das palavras Fluorescência, Fluorita e Essência. Isso por que a artista usou tinta fluorescente nas obras, que reagem a luz UV. No Museu, a sala foi adaptada para que os visitantes possam escolher o tipo de luz para ver as obras. “Como utilizo tintas fluorescentes o apreciador experimenta, descobre e vivencia a arte de formas, sensações diferentes – observando a obra na luz natural e na luz negra. Meu trabalho convida o apreciador a adotar uma forma de olhar o todo sob outra superfície”, explica Ornella.
Arquivo pessoal/
A profissional relata que além de buscar novos conhecimentos na parte das artes plásticas continua experimentando/conduzindo sua arte das mais diversas formas, materializando-a em mobiliários, vestuário, objetos arte, entre outros.
Ornella já realizou e participou de diversas exposições coletivas e individuais. “Tive como selecionada a obra coletiva para o “8º Salão Elke Hering – Mostra Nacional de Artes Visuais e Plásticas””, observa a artista ao afirmar que: “a exposição se realiza quando o público se encontra com a arte, compartilham um momento tão especial. Meu trabalho convida o apreciador a adotar uma forma de olhar o todo sob outra superfície”.
A profissional conta que iniciou na arte estudando desenho artístico e pintura com o artista surrealista J. Nunes. “Sou nascida em Timbó, com formação em Publicidade e Propaganda – que de certa forma influenciou minha vida artística”, detalha ela ao destacar que suas obras estão em vários estados e galerias de Arte.
Questionada sobre quais sentimentos se refletem na sua pintura, Ornella afirma que: “minhas obras utilizam uma total expressão de amor, alegria, energia, beleza e abundância”.
Sobre o momento em que está vivendo hoje, a artista destaca que: “na questão profissional, minha vida está totalmente integrada ao trabalho de arte”.
Com relação ao significado da arte na sua vida, Ornella destaca: “Quanto mais estudo e conheço, percebo o quão vasta, ampla, diversa e cheia de possibilidades é a arte.”