18.9 C
Timbó
domingo, 22 de setembro de 2024

Grupo Escoteiro Purpurata retorna com novidades

Data:

Grupo Escoteiro Purpurata retorna com novidades

Clarice Graupe Daronco

Foto: GEP

“Depois de um período de descanso onde nossos membros aproveitaram para descansar e refazer as energias junto à seus familiares é com grande alegria que comunicamos nosso retorno”. A informação é da diretora- -presidente do Grupo Escoteiro Purpurata, Patricia John.

Segundo ela, o retorno oficial com os integrantes do Grupo será dia 12 de fevereiro, às 14h no Pavilhão de Eventos Henry Paul. “Estamos preparando várias atividades para receber nossos jovens e também a comunidade que busca conhecer o Movimento Escoteiro. Este ano será de muito trabalho, depois de um ano de 2020 sem podermos realizar atividades presenciais e um ano de 2021 onde retornamos presencialmente somente em maio, o ano de 2022 promete”.

- Publicidade -

Patrícia informa que o calendário do Grupo Escoteiro Purpurata está recheado de atividades, campanhas e eventos. “O primeiro deles é o nosso Primeiro Festival da Pizza que acontecerá no dia 26 de março, a partir das 10h, no Pavilhão de Eventos Henry Paul. Os tickets, no valor de R$ 20,00 + um número da sorte, podem ser adquiridos com os membros do Grupo e também pelo telefone (47) 99927- 0780. A pizza está sendo comercializada nos sabores: Dois Amores, Mussarela, Calabresa e Frango com catupiry. Os valores arrecadados em nossos eventos são destinados à manutenção dos materiais para nossas atividades bem como necessidades específicas do grupo. Nossa comunidade sempre nos ajudou, e convidamos a todos para continuar nos ajudando para que possamos manter as atividades com a qualidade de sempre”.


Campanha

O Grupo também está empenhado na realização de duas campanhas importantes. “Nossas Campanhas permanentes continuam a todo vapor, como a Campanha das Tampinhas onde o valor arrecadado com a venda é revertido para compra de ração e manutenção da Associação Refúgio Animal, mantido pela dona Ivone”.

A diretora-presidente explica que são coletadas tampinhas plásticas e embalagens dos materiais PEAD2, PP05 e cones de linhas estamos ajudando o meio ambiente e a Associação Refúgio Animal. Já a Campanha dos Lacres de latinhas que são direcionados para o LEO Clube de Timbó, cujo valor será revertido para a compra de equipamentos para mobilidade de pessoas deficientes, como por exemplo cadeiras de rodas. Temos também arrecadação de roupas e alimentos que são destinados a famílias carentes. Todo material pode ser entregue aos nossos membros ou pode ser entregue durante nossas atividades”.

Patrícia relata ainda que “este ano também estaremos abrindo mais uma sessão, a Tropa Sênior, que atende jovens de 15 a 17,5 anos. Estávamos em fase de estruturação desta sessão no início da pandemia mas adiamos devido aos transtornos que a mesma gerou”.

Então, observa a diretora-presidente a partir de agora, o Grupo Escoteiro Purpurata contará com três sessões que são:

* Alcateia – que atende crianças, ou como chamamos “Lobinhos” de 6,5 a 10,5 anos.

* Tropa Escoteira – que atende crianças, ou como chamamos “Escoteiros” de 11 a 14,5 anos.

* Tropa Sênior – que atende jovens, ou como chamamos “Sênior e Guia” de 15 anos a 17,5 anos.


Proposta de um espaço para sede do Grupo

A diretora-presidente relata que o Grupo Escoteiro Purpurata iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2018, este ano estará fazendo quatro anos de maravilhosas atividades, mesmo diante de muitas dificuldades. “Somos uma instituição sem fins lucrativos, formada exclusivamente por Proposta de um espaço para sede do Grupo voluntários que tem no Movimento Escoteiro seu projeto de vida para contribuir com a comunidade. Quando a pandemia começou estávamos realizando nossas atividades na Escola de Ensino Fundamental Dona Clara, no bairro Dona Clara, mas por decreto do Governo Estadual, que não permitia atividade de grupos externos nas escolas para preservar a comunidade escolar da contaminação do Covid-19, tivemos que buscar outro espaço, foi um período onde também não podíamos realizar atividades presenciais por determinação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) quando retornamos recebemos o apoio da Sociedade Espírita Gotas de Luz, nosso retorno foi reduzido, como muitos grupos escoteiros, tivemos desistências mas rapidamente o contingente aumentou e o espaço ficou pequeno”.

Hoje, observa Patrícia, o Grupo está sem sede, realizando suas atividades nos pontos públicos da cidade, Parque de Eventos Henry Paul, Jardim Botânico, Parque Central. “Diante da necessidade de termos um local seguro e fixo para nossos jovens e suas famílias, buscamos ajuda junto ao Poder Público Municipal que sempre apoiou e incentivou o Escotismo, sabendo da importância da sua contribuição na formação dos jovens. Então, diante da necessidade de um espaço com edificação, sugeriu- -se as dependências do Antigo Posto Avançado de Saúde do bairro Dona Clara, que, como nos foi informado, havia sido desativado no início de 2021 devido a uma notificação do Ministério Público que considerou o espaço inadequado para os trabalhos realizados. Essa notificação segue diretrizes que regulamentam o funcionamento de todos os postos de atendimento à Saúde”.

A diretora-presidente destaca que o Projeto de Lei, de iniciativa do Poder Executivo tramita nas comissões do Poder Legislativo onde tem o objetivo de Conceder a Concessão de Uso que permite que os integrantes do Grupo usem o espaço, não sendo uma doação para o Grupo Escoteiro Purpurata. “Realizamos uma visita para verificar a viabilidade do local, o imóvel precisa sim de algumas adequações para que possamos receber os jovens da comunidade, como limpeza, troca de vidros quebrados, troca de chapas do telhado, troca das fechaduras, conserto de piso e forro em algumas salas entre outras adequações mas estruturalmente não oferece perigo algum aos nossos membros ou à comunidade. Como só era usado a parte da frente para o Posto de Saúde a parte de trás estava sendo usada como depósito de bens inativos”.

Patrícia ressalta ainda que os integrantes do Grupo Escoteiro Purpurata estão aguardando a conclusão do Projeto de Lei em todas as suas etapas para que, sendo favorável, possa ser dado início às adequações. “Acreditamos e estamos confiantes de que não haverão impedimentos durante esse processo e que o Poder Judiciário, na figura de nossos vereadores, que sempre apoiaram o escotismo e a educação no município nos apoiará e aprovará essa proposta que só tem a beneficiar a comunidade timboense, em especial a Comunidade do bairro Dona Clara, nós, do Grupo Escoteiro Purpurata sabemos e nos solidarizamos com as necessidades dessa localidade e queremos contribuir fazendo nosso trabalho junto aos seus jovens. Sabemos do apoio que a comunidade sempre nos deu, somos imensamente gratos por todo esse carinho e sempre trabalharemos para que nossos jovens sejam cidadãos participativos, atuantes e empenhados na comunidade. Esse é o objetivo principal do Movimento Escoteiro, segundo frase do fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell: Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui