18.5 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Identificados mais de 200 focos de mosquito Aedes aegypti em Indaial

Data:

Identificados mais de 200 focos de mosquito Aedes aegypti em Indaial

Foto: PMI

O município de Indaial vem realizando diversas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, o causador da dengue. Segundo informado pela Prefeitura, 212 focos do mosquito já foram identificados neste ano.

Na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a equipe do Programa de Controle da Dengue esteve no bairro Rio Morto, fazendo a pulverização de inseticida. No dia 23, o bairro Tapajós também foi alvo da pulverização.

- Publicidade -

Esse tipo de ação já vem sendo realizado no município desde o ano passado. Além disso, o produto possui baixo índice de toxicidade, não afetando os funcionários do local, bem como os moradores da região. O produto é fornecido pelo Estado.

De acordo com a Prefeitura, a aplicação é uma das atividades desenvolvidas pelo Programa de Controle da Dengue, visando o combate do mosquito.


Outras ações

A Secretaria de Saúde, através da equipe de combate à dengue, também está realizando ações de conscientização e fiscalização. No dia 26, a localidade da COHAB, no bairro dos Estados, recebeu a visita de agentes que verificaram a situação de possíveis locais onde o mosquito pode se proliferar. Até a data, 18 focos foram detectados naquela região.

Para o secretario de Saúde, Silvio César da Silva, existe a preocupação do aumento do número de focos não só na COHAB, mas em outros bairros. “Nosso objetivo é tentar encerrar a localidade da COHAB para dar continuidade em outros locais. Recebam nossas equipes e façam uma vistoria em suas casas. Cada um precisa fazer a sua parte na luta contra o mosquito da dengue”, completa.


Casos suspeitos

Com relação aos casos de pessoas que foram picadas pelo mosquito e contraíram dengue, não há nenhum registrado até o momento. Conforme informado pela Secretaria de Saúde, existem dois casos suspeitos, que estão sob análise.


Santa Catarina

Segundo o último boletim da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, no período de 2 de janeiro a 19 de fevereiro de 2022, foram identificados 11.375 focos do mosquito Aedes aegypti em 179 municípios catarinenses. Comparando ao mesmo período do ano passado, quando foram identificados 14.915 focos em 170 municípios, observa-se uma diminuição de 23,7% no número de focos detectados.

Quantos aos casos de dengue foram notificados 1.653 no estado em 2022. Destes, 170 foram confirmados e 823 foram descartados e 660 estão sob investigação pelos municípios. O estado registrou um óbito por dengue, um homem de 40 anos, residente no município de Criciúma, com histórico de deslocamentos para municípios com transmissão de dengue no estado de São Paulo, caracterizando o caso como importado. 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui