18.9 C
Timbó
domingo, 22 de setembro de 2024

Os Fantásticos – Tradição e Cultura

Data:

Os Fantásticos – Tradição e Cultura

Clarice Graupe Daronco

Foto: R2 IMAGENS

Quem participou do Festival das Cervejarias no Parque Central com certeza acompanhou as apresentações da Banda “Os Fantásticos”. De acordo com o assessor de captação de recursos, Eder Ascari, essas apresentações fazem parte do projeto: Os Fantásticos – Tradição e Cultura de Timbó, contemplado na Lei Aldir Blanc – Edital 05/2021 FCT, onde foi propôs a apresentação da Banda no Festival das Cervejarias de Timbó no Parque Central. “A Banda se apresentou para o público presente tocando diversas músicas do estilo germânico e embalando as pessoas que participavam do evento”, observa.

Segundo o profissional “o Edital 05/2021 FCT – Lei Aldir Blanc se fez de extrema importância para o setor cultural e para a Banda, agora no retorno parcial das atividades, gerando renda, trabalho para os profissionais e fomentando a cultura criativa. Agradecemos à Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, através de seu diretor/presidente Jorge Ferreira, que solicitou o recurso disponibilizado pelo Governo Federal em meio à pandemia e, assim, ajudando muitos artistas e produtores da cultura local.

- Publicidade -

História

A Banda os Fantásticos foi fundada no dia 10 de dezembro de 2005 por Eralf Ittner, que também é o atual proprietário da Banda. No início a Banda somente se reunia uma vez por semana para ensaiar, sem nenhuma apresentação para o público. Somente após três meses de ensaios ocorreu a primeira apresentação da Banda para o público, no dia 18 março em um jantar dançante no Salão Edgar Janke na cidade de Rodeio.

A Banda tem como sua sede uma área de 50 metros quadradas construída na rua Dona Clara, bairro de mesmo nome no município de Timbó. Com o passar do tempo a Banda foi crescendo e evoluindo, adquirindo melhores instrumentos musicais, aparelhagem de som, e um ônibus.

A Banda Os Fantásticos realiza apresentações em diversas cidades do estado, principalmente Médio e Alto Vale do Itajaí. Também realiza apresentações no estado do Paraná. As apresentações da Banda são realizadas para clubes de Caça e Tiro (bailes de rei e rainha), festas de igreja, casamentos, festas típicas germânicas, jantar dançante, e outros eventos sociais.

O repertório da banda é bem diversificado dependendo do tipo de evento, desde bailes de rei e rainha, com músicas em estilo germânico, até bailes abertos ao público em geral com músicas que são o sucesso do momento.

A Banda hoje conta com oito músicos e uma assistente, sendo eles; Eralf Ittner, Sérgio Ittner, Marcio do Nascimento, Victor Schweder, Joares Stolf, Edelson Koepp, Walmor Bell, Dirceu Maas e Ivanir Ittner.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui