Morro Azul é palco de ações de Educação Ambiental
Escolas e unidades de Educação Infantil participam de atividades junto à natureza …
Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ – O Morro Azul é um dos pontos mais altos da cidade, com 764 metros de altitude, de onde se observa praticamente toda a cidade de Timbó, a localidade faz parte do Parque Ecológico Freymund Germer. No caminho ao topo, praticamente em sua totalidade florido com hortênsias, encontra-se área de camping e chalés para locação. O acesso pode ser realizado de carro ou moto, exigindo pequenos esforços em alguns pontos, porém nada intransponível para um veículo de passeio. O local além de ser muito frequentado por turistas também é palco de ações com foco na Educação Infantil. Segundo a professora de Educação Ambiental da Prefeitura de Timbó, Carla Soraya Groni, a Prefeitura de Timbó vem promovendo a Educação Ambiental dentro do Parque Natural Municipal Freymund Germer há três anos consecutivos. “O prefeito Jorge Krüger, dentro de sua gestão vem garantindo que esse trabalho continue e que seja aperfeiçoado. Conforme o prefeito, trabalhar a Educação Ambiental, interagir com o meio, realizar ações dessa magnitude permitem que se tenha cidadãos mais comprometidos. Educação Ambiental é um ato de cidadania, e ver as crianças, os jovens interagindo nesses espaços é ótimo”, observa ela.
Carla afirma ainda que trabalhar na área de Educação Ambiental é estar em constante movimento, aperfeiçoamento, vivenciando uma gama de novas experiências e descobertas. “Isso é um privilégio para todos que estão envolvidos nesse contexto: alunos, professores, pessoas de forma geral. Nos últimos atendimentos que tivemos dentro do Parque a natureza nos presenteou de diferentes formas, sendo que o destaque foi a presença de alguns animais. Pudemos observar alguns esquilos, lagartos, sapos e rãs, ovos quebrados e serpente. Relativo à serpente pudemos inclusive presenciar o momento dela fazer a deglutição de sua presa. Isso foi um excelente momento para abordar sobre a importância da manutenção da vida de todas as espécies, além da questão da cadeia alimentar”, explica a professora.
Ela destaca que inúmeros trabalhos podem ser desenvolvidos e vários conhecimentos podem ser explorados, no entanto, além de desenvolver conhecimento específico, as ações de Educação Ambiental têm o objetivo de permitir maior interação com o meio. “É importante que as pessoas se permitam viver experiências em meio ao natural, subir em árvores, andar descalço, respirar ar puro, observar plantas, fungos, entre outros”, observa Carla ao informar que participaram nestas duas últimas semanas, de atividades junto à natureza, alunos da Escola Municipal Erwin Prade e das unidades Pré-Escolar Hortênsia e Pinguinho de Gente.