18.7 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Festival Cultural de Viola Caipira

Data:

Festival Cultural de Viola Caipira
FIC foi sede de workshops e shows de nomes conhecidos da cultura raiz …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: FOTOS/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

INDAIAL – O município de Indaial foi palco de um importante evento que teve como foco a valorização da música raiz. No dia 11 de novembro, foi realizado nas dependências da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) o Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial. Segundo informações do professor de Viola Caipira e integrante do Grupo Indaialense de Viola Caipira, Sidney Trentini Machado, o Festival Cultural de Viola Caipira reuniu artistas de renome nacional na viola. “Contamos com a presença de Rogério e Victor Gulin (pai e filho), Fernando Deghi, Claudio Avanso, Débora Ildêncio, Karolini Benediti e, ainda, de Alex Marli Carreiro, filha de Tião Carreiro, que falou sobre a trajetória do pai”, destaca o professor.

Em entrevista à redação do JMV, o professor afirmou que o evento foi um sucesso. “Grandes artistas, grande público, grandes parcerias consolidadas. Dos workshops ao show de encerramento foram momentos de troca de experiências e emoções, por isso a todos os artistas a nossa gratidão e admiração, aos apoiadores e patrocinadores o nosso muito obrigado. Que venha o próximo festival! Viva a Viola!”.

- Publicidade -

Durante o evento, a diretora executiva da Central ao Apoio às Escolas de Música (Caem), Valéria Forte, afirmou que o Festival foi fantástico. “Esse evento conseguiu levar a gente à mais profunda emoção, pois estava recheado de talentos, sem falar que temos que dar nota 10 para a organização, que contou com muito profissionalismo”.

Tião Carreiro

 Outro destaque do evento foi a presença de Alex Marli (filha de Tião Carreiro). Em entrevista à redação ela contou que o seu trabalho é de manter viva a memória de seu pai, divulgar suas ações. “Apesar de que ele já fez o seu nome, mas hoje eu faço isso falo sobre a história de vida dele, registrei a marca, temos produtos e projetos culturais que são desenvolvidos com músicos e parceiros”, observa Alex Marli ao relatar que depois que começou a fazer este trabalho, todo o encontro de violeiro recebe convite para prestigiar.

Com relação ao Festival de Viola Caipira, Alex Marli afirma que ao ser convidada para este evento, que busca chamar a atenção sobre a viola, ficou muito curiosa. “Ao chegar aqui, fiquei encantada, ainda mais por ficar sabendo que a organização teve a idéia do evento em junho e tão rapidamente foi possível realizar este evento tão bem organizado, tão bacana que proporcionou a oportunidade mais uma vez de falar do meu pai, participar dos workshops e oficinas. Eu não toco nada, não sou musicista mas por causa do nome do meu pai, estou sempre envolvida. Quero parabenizar a organização pois fazer um evento desta natureza, um encontro super importante que valoriza os violeiros da região e de várias cidades do estado”, comenta ela. “Sou muito feliz em razão do meu pai ser reconhecido como o pai da viola, estou super feliz em estar neste evento”.

Atrações

O evento além de contar com workshops com convidados, teve show com a participação do Grupo Indaialense de Viola Caipira, Grupo Violas do Vale e da Orquestra Blumenauense de Viola Caipira. Também contou com a apresentação dos artistas convidados: Alex Marli (filha de Tião Carreiro) com a participação de Karoline Violeira; Claudio Avanso; Fernando Deghi; Rogério e Victor Gulin e Débora Ildêncio. Também teve contação de história com os alunos da In Concert Escola de Música.

Outro destaque foi a homenagem feita ao maestro do Grupo Indaialense de Viola Caipira, Mário Demetrio, que tem mais de 30 anos de dedicação à música. Na oportunidade Alex Marli entregou ao maestro um troféu em agradecimento ao trabalho e dedicação à música raiz.

O 1º Festival de Viola Caipira foi uma realização do Grupo Indaialense de Viola Caipira e contou com o apoio da In Concert Escola de Música, da FIC, da Rádio Clube de Indaial 101.1 FM, do Jornal do Médio Vale, de Rafael Malhas, de Michael Instrumentos Musicais e da Rozini Instrumentos Musicais.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui