FIC será sede de lançamento de quatro novos livros
Escritora Apolônia Gastaldi realiza noite de autógrafos em Indaial …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]
INDAIAL – A Fundação Indaialense de Cultura (FIC) receberá às 20 horas, do dia 13 de dezembro, a escritora indaialense, Apolônia Gastaldi, para o lançamento de sua mais nova safra de livros. De acordo com a organização, no total serão lançados quatro novos livros: o quinto e último volume da saga “A Força do Berço” – “Samir”, o livro de contos “Memórias”, o novo livro de poemas “Emoções” e o romance “Destino da Mulher”.
Na oportunidade, a escritora realizará uma noite de autógrafos recebendo seus familiares e amigos.
Apolônia Gastaldi é uma pessoa muito conhecida da comunidade indaialense, em especial dos envolvidos com os setores da cultura e da literatura. Indaialense nascida no dia 9 de março de 1934, na localidade de Ribeirão Vinte, região que atualmente pertence ao município de Apíuna. Filha de João Gastaldi e Izabel Gastaldi, desde criança conviveu com as famílias e os costumes da região, que incluia as comunidades da Barra do Cocho, Subida, Hamonia e Presidente Getúlio. Tendo recebido a sua formação educacional em Rio do Sul, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, a professora e escritora residiu em Timbó, Indaial, Joinville, Apíuna e nos últimos anos, resolveu adotar Ibirama como sua cidade, para viver.
Exerceu várias funções no magistério, tenho exercido o cargo de diretora do Conjunto Educacional Governador Celso Ramos em Joinville durante 10 anos. Lecionou no Curso Superior em várias Universidades de SC. Foi a primeira Diretora Geral da Fundação Indaialense de Cultura e co-fundadora, secretária da Cultura em Ibirama, sendo que atualmente dedica-se exclusivamente a escrita de romances, poesias, contos e história. A escritora afirma que é uma escritora “pés no chão”. “Escrevo o que sinto, aquilo que conheço. Escrevo a vida. Vibro diante dos fenômenos naturais da existência humana. Acho mesmo que nossos usos e costumes dizem tanto de nós que não precisamos inventar um mundo novo, fantástico, para cativar o leitor. Também não é necessário voltar ao passado, numa época em que só nos conventos estavam os livros, manuscritos. A realidade, o atual são tão fabulosos que podem iluminar e salientar o nosso interesse. Acho assunto e poesia em cada fato. Entendo que o escritor deve contentar a todos e ser entendido por todos”, relata Apolônia.
Compromissos
No dia 18 de dezembro, Apolônia estará participando da Feira do Livro em Florianópolis para sessão de autógrafos em dois horários diferentes: 9h30min às 12h e das 15h às 18 horas. A escritora também participará como associada na Assembleia Geral Ordinária da Câmara Catarinense do Livro, em Florianópolis, no Largo da Alfândega, às 17h, do dia 19 de dezembro. Para fechar a agenda de compromisso para o ano de 2012, a escritora ainda terá participação na sessão de autógrafos na Choperia Handwerk, em Ibirama, às 19h30min, do dia 21 de dezembro.




